[POCKET-VIEW] Lex Luthor: Man of Steel

“Entendo o principal vilão do Superman”

Por Luís Gustavo Fonseca

Aproveitando a leitura de Coringa, resolvi ir atrás da outra obra da dupla Brian Azzarello e Lee Bermejo, dessa vez, com foco no mais famoso vilão do Homem de Aço.

A história é toda contada e focada no Lex, e poutz, essa visão me permitiu que eu entendesse muito mais do personagem, como ele se sente em relação ao herói, e algumas de suas ambições. E olha, dá muito pano para aproveitar alguns dos plots para o vindouro Batman vs Superman, como o amor dele por Metropolis (essa, devastada no primeiro filme), o bom relacionamento com Bruce Wayne (dando a kriptonita a ele, na esperança que ele possa derrotar o Superman), e como ele pretende manipular a opinião pública contra Kal-El. Tudo isso graças à obsessão do Lex por um ideal, um ideal onde não o Superman seja rebaixado ao nosso nível, mas um ideal onde possamos ser do nível dele. Confiando mais do que tudo na humanidade (e do que faz de nós humanos, coisa que, segundo ele, Kent jamais poderá entender), Luthor acredita mais do que nunca nos seres humanos.

O roteiro de Azzarello é bem desenvolvido, explicando todo o drama pessoal de Lex, e porque ele age daquela forma. De subornos a estar por trás de atentados para tentar desmoralizar o Azulão, Lex nos revela um lado novo, de certa forma (e muito provavelmente, pelo fato da história ser contada pelos olhos dele) “humanitário”, e que faz alguns simpatizarem pelo vilão. Achei que foi algo mais bem feito do que com o Joker. Mais polido, com mais tempo.

A arte de Bermejo também me agradou mais. Destaco a intenção da história de “demonizar” o Superman, pois seu rosto nunca é revelado (impedindo que a maioria de seus sentimentos sejam percebidos), mas muito mais no fato que uma luz vermelha sai dos olhos dele, como se ele tivesse prestes a lançar a visão de calor a qualquer momento. Sensacional. A fotografia da HQ também é consistente, e achei os desenhos, de modo geral, mais bem executados do que no Coringa.

Nota: 8,5/10

 

Anúncios

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s