[REVIEW] Os Livros da Magia

 “Neil Gaiman nos transporta para uma verdadeira expedição sobre o universo mágico e… Que passeio inesquecível!”

Por Luís Gustavo Fonseca

A minha relação com o Neil Gaiman é quase nula. Comecei lendo “O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?” e, agora, Os Livros da Magia. Ela, uma de suas mais famosas obras, foi relançada aqui no Brasil ano passado, em um belo encadernado de capa dura e preço acessível.

O que dá para dizer é “POUTZ!” O Sr. Gaiman está subindo rapidamente na minha lista de autores queridos. O cara sabe, MUITO, como contar boas histórias.

Na história, temos um garoto de 13 anos, que usa óculos, mora em Londres e tem uma coruja. Lembra alguém que você conhece, mas Tim Hunter apareceu before it was cool. Ele era um garoto normal, até que uma oferta tentadora é dada a ele: adentrar no mundo da Magia. E essa oferta é oferecida por seres místicos: Doutor Oculto, Estranho, Mister Io e John Constantine. Ainda sem saber se aceita ou não, os 4 levam Tim para conhecer um pouco mais do mundo mágico, e ajudá-lo a fazer a escolha certa.

Imagem
Não é o Harry Potter…

Em sua viagem, Tim conhece o passado mágico (com Estranho), o quadro atual (Constantine), as terras distantes e outros mundos (Dr. Oculto) e as possibilidades do Futuro (Mister Io). Durante toda a viagem, eu, um leigo, fui conhecendo muito mais do universo místico da DC (evidenciado pela presença de Constantine, único que eu conhecia de nome), e personagens diversos vão surgindo em cada quadrinho. Para quem não conhece, como eu, não tem problema, pois um rápido background é dado (na maioria dos casos) sobre eles, e para quem conhece, esse ou aquele personagem favorito aparecer na história de Gaiman é uma grande emoção.

A alma da história é, justamente, a expedição. Nada de batalhas incríveis, nada de um grande aprofundamento nos personagens. Apenas um delicioso tour por histórias e seres místicos. E que seres: Merlin, Zatara, Zatanna, Dr. Destino, Madame Xanadu, Sargon, Tanarak, Felix Fausto, Sandman, Rei Arthur, Thomas, o Leal, Baba Yaga e tantos outros dão uma pontinha, algo para acrescentar a história, principalmente suas opiniões sobre o que é magia.

O roteiro de Gaiman é muito bem escrito, e fascina sem muitas dificuldades. Vez ou outra há um momento de compreensão mais difícil, mas eles não ocorrem de forma repetida. O autor, a meu ver, explorou bem o lado místico que a DC possui. Serve tanto de homenagem como de introdução. Por último, interessante perceber como ele sempre põe um plot twist interessante no final da obra.

O diferencial de Os Livros da Magia, porém, é sua arte espetacular e fodástica, feita por 4 desenhistas: John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson. Cada um desenha um caminho desta viagem, e todos os desenhos me deixou embasbacado. Trabalho impecável. Cada um com seu estilo, mas ainda sim, com um certo padrão. Outra coisa que deixa a obra mais bonita, é a quantidade de desenhos que ocupam uma página inteira ou 2 páginas. Lindos painéis! No decorrer da história, deve ter 20 ou mais desse tipo, dava para fazer vários posters sensacionais com essas artes!

 

Lendo o texto, presume-se que eu darei um 10, mas serei chato e darei 9,5, pois eu senti que se eu soubesse mais sobre os coadjuvantes que aparecem ao longo da história, teria aproveitado mais. Entretanto, baita leitura, incrível, gostosa e que, mais uma vez, nos faz acreditar em magia.

Anúncios

Um comentário sobre “[REVIEW] Os Livros da Magia

  1. Gostaria de ter tido essa mesma experiência com a HQ. Infelizmente não achei grande coisa. Me diverti um pouco com as passagens pelos mundos que Tim visita, mas nada além disso. A única página que referencia Sandman valeu mais para mim do que toda a obra. Me decepcionei, já que curto muito Neil Gaiman. Nota: 4/10.

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s