[REVIEW] Vingadores – A Queda

“O dia mais sombrio da história dos Vingadores”

Por Luís Gustavo Fonseca

 

O começo dos anos 2000 não foi fácil para os Heróis Mais Poderosos da Terra. Os anos 90 foi, no geral, uma década perdida para muitas das histórias de quadrinhos, pelo menos na Marvel, com roteiros e arcos banais, e baixas vendas das HQs. Procurando mudar isso, a Casa da Ideias deu uma renovada em seus títulos, e dentro dessa renovação, veio um dos autores mais polêmicos e contestados da atualidade: Brian Michael Bendis.


Da nova geração, Bendis é um dos nomes que eu mais costumo ouvir. Ele é conhecido por orquestrar a revitalização da Marvel na década passada, quando assumiu a revista principal dos Vingadores em 2004, e por lá escreveu por 7 anos. O roteirista, que pretendia chacoalhar o universo dos Avengers, começou o arco “A Queda” na edição comemorativa de 500 edições.

 

A equipe vinha de um mau momento. Pra começar, a última morte do grupo tinha sido a do Valete de Copas (herói que manipula a Energia Zero na forma de raios destrutivos). Depois, as coisas pareceram melhorar, com o casamento da Feiticeira Escarlate com o Visão. A Feiticeira, de alguma forma, acabou gerando 2 filhos gêmeos, Thomas e William, mesmo seu marido sendo um robô. Porém, se descobre que as crianças são fragmentos da alma do demoníaco Mefisto, e no processo para impedir que a alma dele se juntasse novamente, as crianças foram apagadas da realidade, e também da mente da Wanda.

 

A equipe que inicia o arco é formada por Homem de Ferro, Capitão América, Mulher Hulk, Homem Formiga (Scott Lang), Visão, Jaqueta Amarela (Hank Pym), Vespa, Capitã Britânia, Gavião Arqueiro e a Feiticeira Escarlate. De cara, um atentado a mansão dos Vingadores MATA um dos membros da equipe. Enquanto todos ainda estão tentando raciocinar o que aconteceu (e Stark, secretário de defesa dos EUA, se descontrola e fala merda na ONU), outros acontecimentos vão ocorrendo simultaneamente, como um ataque do Ultron; She-Hulk  se descontrolando; ataque dos Krees. Literalmente, um 11 de Setembro para a equipe.

avengers-queda02


Sem querer entregar as mortes e quem está por trás disso tudo, digo que a ideia do Bendis foi excelente. Se eu fosse um fã mais antigo, que acompanhasse cuidadosamente a série, talvez não gostasse dela na época que saiu, mas lendo hoje, acho que foi fundamental para a reformulação da equipe que ele procurava. A história prende, não há tempo para você absorver o que está acontecendo (assim como os personagens), e as batalhas vão ganhando proporções cada vez maiores, com a participação de antigos Vingadores também. Um filme com isso tudo teria caráter antológico.

 

A arte de David Finch não me agradou tanto. Alguns personagens achei demasiadamente musculosos (não é possível que o Gavião e o Falcão tenham tantos músculos assim), mas o que mais me desagradou foram os “posicionamentos de câmera” dele. Algo um tanto esquisito, uns cortes estranhos, tem uns quadrinhos que não dá para saber direito o que está acontecendo, o leitor acaba perdendo um pouco da dinâmica da história. Porém, a edição 503 (o arco vai da edição 500 a 503) tem BELÍSSIMAS HOMENANGENS, e aí, usando páginas duplas, temos umas artes fenomenais. Belíssima nostalgia que deve ter causado para os mais saudosos.

 

Por último, um belo adendo: a Wanda tem papel importante na história, e no final, temos 3 páginas da edição de Avengers #16, HQ onde ela, Mercúrio e o Gavião Arqueiro (todos ex-criminosos na época) entram na equipe, em uma das primeiras substituições que ela teve. Achei maneiro esse acréscimo, pois certamente, fisicamente, é complicado achar esse ‘pedaço da história’.

 

A coleção da Salvat ainda parece que terá mais 3 histórias da equipe (entre elas, GUERRA CIVIL! \o/). Mal posso aguardar para ler mais. Avante, Vingadores!

 

Nota: 8,5/10

Anúncios

Um comentário sobre “[REVIEW] Vingadores – A Queda

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s