[POCKET-VIEW] The Road

Por Luís Gustavo Fonseca

Produção de 2009 que adapta livro homônimo do autor Cormac McCarthy, dirigido por John Hillcoat (Os Infratores) e protagonizado por Viggo Mortensen (o eterno Aragorn de O Senhor dos Anéis).

Descobri o filme neste post do 9GAG, e a ilustração, que basicamente resume o filme, despertou muito a minha atenção. A obra retrata a jornada de um pai (Mortensen) e seu filho (Kodi Smit-McPhee) por um Estados Unidos imerso em um inverno nuclear pós-apocalíptico.

 road 1

O ponto alma da trama é o fato de ela propor um cenário pós-apocalíptico de maneira mais crua e séria, sem exageros de fantasia, Se uma palavra pode definir o filme, seria desolação. E a direção de Hillcoat merece destaque neste aspecto. Usando sabiamente uma fotografia predominantemente escura e acinzentada (o que enaltece os objetos de cores mais vivos, como potes de comida), o vazio do filme é transmitido a todo o momento, de forma até opressora, com requintes de crueldade e diálogos morais distribuídos de forma pontual (Destaco aqui a dualidade entre o personagem de Mortensen e o de sua mulher, vivida por Charlize Theron).

Não há grandes cenas de ação, não há uma necessidade de urgência. Apenas um pai e um filho tentando sobreviver em um mundo (quase) sem esperanças, condenado a morte. O filme não tem atuações espetaculares, mas a química entre Mortensen e Kodi funciona de maneira que você se importe com o destino de ambos. Por fim, a trilha é satisfatória.

Ao terminar de ver o filme, não achei ele grandes coisas, mas com o passar do tempo, vou tomando dimensões da profundidade do filme, a ponto de agora querer ler o livro. Por isso, deixo recomendado para que cada um possa tirar suas conclusões.

Nota: 7,5/ 10.

Anúncios

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s