A Invocação do Mal

James Wan, o diretor a que fomos apresentados logo em sua estreia, no primeiro dos Jogos Mortais, retorna num terror mais maduro e que rivaliza com os clássicos do gênero.

Apesar do som exagerado da afirmação anterior, não há como desprender-se de O Exorcista e O Iluminado ao se assistir A Invocação do Mal. Explico. A sinopse: O casal mais conceituado de demonologistas* (os bons Vera Farmiga e Patrick Wilson, vulgo Coruja), após sérias complicações na última aventura, é convocado para aquele que seria o caso mais complicado de sua carreira, não só pelo acúmulo dos ossos do ofício, como pelas forças sobrenaturais envolvidas.

Ok, meu exagero ainda é inexplicável… Pois adicione aos especialistas um ceticismo e uma veracidade sem iguais, de certa forma, uma pseudociência, e, ao caso, some possessões e crueldade familiar (não de atuações no nível do louco Nicholson, mas convincentíssimas). Eis, então, as comparações inevitáveis.

E fora as ideias centrais pautadas nos clássicos, há uma última comparação e elogio a James Wan deveras inevitável: Que direção! Excelente exposição, enquadramento, movimentos, cortes, tensão, pregação de rabo no assento, suadeira desgraçada… Enfim, tudo nessa direção é irretocável. Se ao nível de Friedman e Kubrick ainda não sei, mas é certo que Wan honra esses dois loucos da sétima arte.

imagem-4

E complementando o trabalho de Wan formidavelmente, há uma qualidade técnica absurda, jamais vista (por mim) no gênero, o que faz de A Invocação do Mal também um primor de imagem e som. Pena que não é tão assertivo assim no roteiro, no qual há momentos de fragilidade, felizmente, não comprometedores.

Nota: 8/ 10.

*demonologistas: são profissionais que tratam problemas sobrenaturais referentes a demônios

Anúncios

5 comentários sobre “A Invocação do Mal

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s