A Guerra dos Tronos – HQ Vol. 1

Por Matheus Araujo

Primeiro: Como a história do primeiro livro é boa! Mesmo com ele fresquíssimo na memória, hora alguma foi enfadonho ler esta adaptação.

Segundo: Vou dividir os comentários pelos responsáveis.


Daniel Abraham foi o responsável por adaptar o texto de Martin. Devido ao grande número de edições (o primeiro livro, A Guerra dos Tronos, será composto de 24 edições de 29 páginas), o trabalho dele é bem satisfatório, pois é minucioso e abrange momentos que nem mesmo a HBO utilizou. Momentos esses que o próprio Martin elogiou a escolha da HQ em mantê-los.

O ponto fraco de seu trabalho é quanto à disposição das cenas, pois raramente ele guarda o melhor pro final. Exemplo disso é a queda de Bran estar no começo de um dos capítulos ou o gancho do volume 1 (ou seja, final da edição 6) tratar-se da Daenerys dizendo que está grávida.

Ademais, apesar de considerá-lo bem certeiro na maioria de suas narrações, Abraham dá umas boas escorregadas numas mudanças abruptas de cena, sendo não raro você esperar um desenrolar a mais e se frustrar.

E ainda relacionado a ele, especificamente em como a compreensão de seu trabalho é destruída por cores esquisitíssimas – nunca pensei o quanto o trabalho de um letrista pudesse ser importante até ver como Marshall Dillon pode ser desagradável.

Sandor-in-A-Game-Of-Thrones-Comic-sandor-clegane-27882693-1646-2560 (1)

Tommy Paterson, o ilustrador, tem como sua principal qualidade fugir da estética da HBO. Vê-lo criar seus próprios Outros, usar olhos de cores diferentes em Tyrion, tomar o lápis de olho de Drogo ou fazer um monstruoso Trono de Ferro é de encher os olhos de quem se apegou as descrições do livro.

Paterson também manda muito bem nos seus quadros maiores, sendo sempre criativo e detalhista na exposição, ao mesmo tempo que organizado, não causando dificuldades na montagem da arte sequencial.

03

Suas falhas moram numa ação, que funciona vezes sim, vezes não, e numa beleza desnecessária de certos personagens, como Catelyn, que (sendo educado) de forma alguma pariu 5 vezes e está apodrecendo como manda sua idade.

gameofthronescomic1

Ivan Nunes é o colorista e possui o trabalho mais atraente entre todos. As cores do brasileiro transformam os traços de Tommy em algo como ilustrações de um livro, deixando a nomenclatura de novela gráfica bem adequada, apesar da birra que Martin apresenta com o nome em seu texto introdutório.

Os efeitos de Nunes facilmente criam uma atmosfera para Westeros, uma pena que seu trabalho seja prejudicado e muito pela edição da Barba Negra.

A editora Barba Negra faz um trabalho horrível. A impressão deles arruinou as cores da HQ, deixando-as mais escuras, causando um desconforto na leitura, além de estourar feio nos tons mais fortes, por exemplo, nos efeitos da iluminação de uma tocha.

A edição se salva por apresentar o melhor Making Of que já vi (em edições populares) na mídia. Completíssimo, com cerca de 40 páginas, vai muito além de uma dúzia de rascunhos e artes conceituais que se vê por aí, sendo um verdadeiro guia na produção da HQ.

“Felizmente” a editora Barba Negra quebrou e as HQs de GoT hoje são lançadas pela Casa da Palavra, que não possui os problemas comentados. O volume 1 foi relançado e os volumes 2 e 3 também já estão nas livrarias. Em breve, as continuações dessa resenha.

Nota: 8/ 10.

E pra quem é fã da história de Martin, mas não está satisfeito nem com a adaptação da HBO, nem com a desses quadrinhos, um outro fã também adaptou uma das melhores batalhas das Crônicas de Gelo e Fogo. Leia clicando aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “A Guerra dos Tronos – HQ Vol. 1

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s