Futurama

Por Luís Gustavo Fonseca

Ano passado, terminei uma caminhada de quase 2 meses pelas 7 temporadas, 124 episódios + 4 filmes (ou 140 episódios, se preferir) de Futurama, desenho produzido por Matt Groening, o mesmo criador de Simpsons. E que caminhada SENSACIONAL!

A premissa do Futurama é a seguinte: Fry é um entregador de pizza loser na vida, que tem um trabalho terrível, foi traído pela namorada e tem alguns problemas familiares. Em plena virada do milênio, ele tem que entregar um pedido, mas como não encontra quem pediu as pizzas, resolve comemorar esse momento em completa solidão. Eis que, por conta do “destino”, ele cai da cadeira que estava sentado e acaba em uma daquelas máquinas criogênicas, que o congela por …1000 anos!

Quando desperta, ele evidentemente está em uma sociedade totalmente diferente e sozinho. É neste momento que ele acaba conhecendo o que veria ser seu melhor amigo, o robô Bender; o amor de sua vida, Leela; e a equipe da Planet Express, empresa de entregas intergalácticas gerenciadas pelo Professor Hubert J. Farnsworth (que tem um parentesco com o Fry). A partir daí, são milhares de aventuras vividas pela equipe.

futurama 2

Futurama possui a mesma estrutura do Simpsons: episódios que contam toda uma história ali mesmo, sem se prenderem a grandes plots, quebrando assim a linearidade. Você pode ver um episódio solto que não tem problema, apenas uma vez ou outra, há uma citação a um acontecimento de outro episódio. Essa estrutura funciona porque o roteiro da série proporciona DIVERSOS momentos hilários. Aliás, a série “brinca” com o espectador: ela se vende como uma comédia, mas na verdade, é um drama fantasiado de comédia e ficção científica, criando um resultado estupendo.

 Há diversas referências culturais geniais (nem todas pegadas por mim) e mesmo nas temporadas mais novas (6ª e a 7ª), criticadas pela queda de qualidade, a série mantém um ótimo nível de humor. Mas principalmente: Futurama se destaca por proporcionar EXCELENTES plots twists emocionantes no fim de alguns episódios. É de fazer chorar. Você não acredita que algo que era para ser engraçado é capaz de proporcionar momentos tão profundos e bonitos assim (eu não vejo isso muito no Simpsons, só para comparar). De tirar o chapéu. E mais, os episódios com canções são sensacionais! As canções que eles proporcionam são muito bem feitas e divertidas!

futurama 4
Bite my shine metal ass!

Eu sempre digo que uma grande história (ou no caso, essas diversas histórias) é feita por ótimos coadjuvantes. Felizmente, esse é o caso de Futurama. Haverão personagens que alguns não irão gostar, mas a equipe da Planet Express tem uma ótima harmonia. Hermes com seu carregado sotaque jamaicano; o Professor com seu “Good news, everyone!” e derivados; Zoidberg com sua voz estranhíssima e difícil de entender, mas com um pequeno drama pessoal interessante; Amy que é marciana, mas tem o estereótipo da menina asiática inteligente e rica, com suas aventuras “+16”; Até o faxineiro Scruffy, que ganhou espaço depois, tem seus momentos. De quem não faz parte da empresa, temos outros personagens memoráveis, como: a cabeça do ex-presidente Nixon (SENSACIONAL! “My fellow earthicans!”); os apresentadores do tele jornal; a dupla de policiais atrapalhada (é um humano e um robô, em mais um estereótipo bem aproveitado); o robô Diabo (dublado pelo Don Castellana, o Homer original); O PAPAI NOEL ROBÔ ASSASSINO!; o pastor/padre robô; a máfia italiana dos robôs; o time de basquete super inteligente; o Hypnotoad… O Zapp Brannigan é mais inconsistente, mas tem seus bons momentos, já o tenente Kif é bem melhor, pois ele só entra em furada por causa de seu capitão. E muitos outros personagens que aparecem, mas não lembro aqui agora. Os que tenho menor simpatia são a Mãe e seus três filhos (apesar de que o episódio do Iphone e o filme do D&D eles são legais), o Calculon e o robô sedento romano.

Mas a história não se sustenta sem personagens principais, e Futurama tem simplesmente um dos melhores trios de todos os tempos! NÃO TEM JEITO DAS PESSOAS NÃO GOSTAREM DO BENDER! QUE PERSONAGEM MÍTICO, HISTÓRICO! Ele faz TUDO de errado, não tá nem aí para os outros, o código de moral dele é negativo, não respeita… Porra, ele é o moralmente incorreto em sua forma mais pura. As melhores piadas/tiradas/momentos cômicos da série tão com ele. Foda, FODA, sem mais. E mesmo sendo esse “anti herói”, ele ainda tem seus momentos dramáticos que são fantásticos.

Porém, principalmente para você gostar do desenho, é “necessário” que você goste do casal Fry-Leela, porque… é… É lindo. Que relação emocionante e bem construída! O Fry é o típico desastrado e loser, mas que você cria simpatia por ele, pela sua ingenuidade, e principalmente, pelo amor GIGANTESCO que ele demonstra pela Leela. É um herói! A Leela enrolou o relacionamento por 7 TEMPORADAS, mas mesmo assim, você continua torcendo pelos dois. A própria Leela é maneira, pois mesmo sendo meio clichê (do trio, ela é a “garota inteligente”), ela também é a porradeira, cheia de iniciativa. A trama pessoal dela é bonita, difícil de descrever… Um dos casais fictícios que mais tive prazer de acompanhar.

mindless_workers_by_hotzenklotz3-d34raz9

Não quero me estender por muito mais tempo não, pois posso gastar infinitas palavras que ainda não serei capaz de descrever exatamente o que sinto pelo desenho. Eu não esperava que fosse gostar tanto. Eu realmente AMEI essa aventura. Experiência sensacional!Tenho que agradecer o Matt Groening, ao lado do David X. Cohen, because they DID IT! Uma pena que eu não tenha acompanhado esses personagens junto com o restante dos fãs, já que a série terminou em agosto ou setembro de 2013. Para quem se interessar, vou deixar uma lista de 14 episódios aqui (já que a série não tem uma linha temporal para se acompanhar) para ver e vê se gosta.

1-S01E11-Hell is other robots (Robôs, religião, drogas, inferno, canções…YEAH!)
2-S03E10- Luck of the Fryish (ótimo para quem tem irmãos, um dos melhores da série!)
3-S04E01- Roswell that Ends Well (os de viagem no tempo sempre são bons)
4-S04E08- Godfellas (A filosofia deste episódio é maravilhosa… Um dos melhores da série!)
5-S04012- Where no fan has gone before (Episódio totalmente dedicado a Star Trek, contando com a dublagem do elenco original da série)
6-S05E02- Jurassic Bark (Episódio com cachorro… Sensacional!)
7-S0509- The Sting (Inception MUCH BEFORE it was cool!)
8-S05E10- The Farnsworth Parabox (Realidades paralelas…YEAH!)
9-S05E16- The Devil’s Hand Are Idle Playthings (O melhor musical da série, e ótimo final plot twist)
10-S06E07-The late Philip J. Fry (A máquina do tempo do episódio tem um conceito interessante)
11-S06E25- Overclockwise (Bender super inteligente e um final que poderia ter até ser o final da série que não teria problema)
12-S07E10- Near-Death Wish (Episódio envolvendo pais…)
13-S07E23-Game of Tones (Apesar do título, nada a ver com a série. Excelente episódio entre relação mãe e filho)
14-S07E26-Meanwhile (O último episódio, além de emocionante, é fantástico, e tem uma trilha DO CARALHO!. O final ideal, que todo fã de Dexter gostaria de ter tido).

Menção Honrosa: todos os outros episódios.

Eternamente na memória e coração!

futurama 3

Anúncios

5 comentários sobre “Futurama

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s