[REVIEW] Guerra Secreta

Por Luís Gustavo Fonseca

 

Suspeitei desde o princípio que das 60 edições que serão lançadas pela Salvat contando as principais histórias da Marvel, pelo menos de uma eu não iria gostar tanto assim. O lado ruim da história é que isso se concretizou. O lado bom é que já aconteceu entre as primeiras edições, ainda tem muita coleção pela frente que eu espero que não volte a me desagradar.

Guerra Secreta, assinada por Brian Michael Bendis e desenhada por Gabriele Dell’Otto, é a responsável pela queda na média da coleção até agora. Na trama, temos uma leitura mais atual de Nick Fury, em um mundo mais moderno e distante da espionagem tradicional ligada ao personagem, um mundo com uma ambiguidade mais presente. O comandante da SHIELD recruta um seleto grupo de heróis, e em uma história mais sofisticada, os coloca em um perigo que pode mexer com todo o Universo Marvel.

GS 2

Se Bendis em Vingadores – A Queda foi só elogios, aqui acho que o roteiro deixou muito a desejar. A ideia central da HQ, de por essa ambiguidade a prova, colocar os heróis em uma trama política em que nem tudo é preto e branco, é interessante, mas a execução dela não me agradou. O clima de urgência que ronda a história atrapalha a dinâmica da trama, e o final é um tanto… Estranho. Difícil dizer. Ao mesmo tempo ‘apressado’ e inesperado.

Algo que me deixou dividido foi os arquivos da SHIELD que há no fim de cada capítulo. As informações e conversas ali presentes ajudam a enriquecer a história, fornecendo detalhes tanto de heróis como de vilões que surgem ao longo da trama. Porém, como isso toma um bom número de páginas, a dinâmica de leitura, novamente, foi prejudicada.

Outra coisa que me causou um mix de emoções é a arte de Dell’Otto. A arte pintada do ilustrador, que é responsável pelo mosaico que ilustra a coleção completa, é bem feita, porém… Simplesmente não consegui gostar dela. O clima, as cores escolhidas, as tomadas de ponto de vista… Nenhum elemento que me fizesse achar algo excepcional. Uma pena.
GS 3

Portanto, Guerra Secreta é o primeiro tropeço da coleção. Entretanto, não acho que todos deveriam levar em conta a opinião deste que lhes escreve (se é que alguma vez levaram), e se possível, deem uma chance ao título. Talvez seja uma experiência bem mais proveitosa.

Nota: 6,5/ 10.

Anúncios

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s