[POCKET-VIEW] Adaptação

Por Luís Gustavo Fonseca

 

A discussão entre livros e suas adaptações é digna de entrar no seleto grupo de discussões que não se discute, ao lado de política, religião e futebol. Se de um lado existe as pessoas que fazem questão de que cada MÍNIMO detalhe seja idêntico ao livro ( o/ ), do outro estão as pessoas que não apenas não se incomodam, mas aprovam as diferenças entre as duas mídias.

Entretanto, algo que poucas vezes passa pela cabeça do telespectador é o trabalho de quem adapta o texto do livro para o roteiro do filme. E este é o plot de Adaptação, filme de 2002 dirigido por Spike Jonze, recentemente vencedor do Oscar pelo roteiro de Ela. A trama conta a história de Charlie Kaufman (que é o roteirista do filme), vivido por Nicolas Cage, em sua jornada para adaptar um livro escrito por Susan Orlean (Meryl Streep). Apesar do seu potencial talento, Charlie tem problemas para se relacionar com as pessoas e não consegue adaptar o livro, ficando mais frustrado pelo fato do sucesso e contraste que o irmão gêmeo Donald causa (irmão fictício, também vivido por Cage).

 adaptação 2

Jonze, em seu segundo filme, mostra talento em sua direção com atores, retirando, assim como em Ela e Quero Ser John Malkovich, o melhor que eles podem oferecer, além de ter uma direção segura e uma fotografia satisfatória. Outro aspecto que se destaca é a edição do filme, bem trabalhada, e que equilibra a história de Charlie com a de Susan.

O roteiro, com uma trama ‘inusitada’, garante uma história consistente, bem desenvolvida e sem tropeços graves. Outra coisa que colabora com o filme são as já citadas atuações. Maryl Streep, mesmo quando não alcança seu auge, faz um trabalho tão satisfatório, que rendeu uma indicação ao Oscar por atriz coadjuvante; o controverso Nicolas Cage mostra versatilidade ao fazer personalidades tão distintas, o que também garantiu uma indicação ao Oscar de melhor ator. Mas quem realmente levou a estatueta foi Chris Cooper, no papel de Laroche, um apaixonado por flores e amante de Susan, em atuação que acredito que justifique o prêmio.

 adaptation 2002 real : spike jonze nicolas cage COLLECTION CHRISTOPHEL

Enfim, Spike Jonze, mesmo com apenas 4 filmes, mostra que tem talento para ser um dos grandes diretores desta geração. Adaptação, aqui recomendado, é a prova deste potencial.

Nota: 4/ 5.

Anúncios

2 comentários sobre “[POCKET-VIEW] Adaptação

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s