[FORA DE SÉRIE] Em breve, teremos A Thor

Por Luís Gustavo Fonseca

 

O mundo dos quadrinhos sempre foi marcado por reviravoltas ‘incríveis’, plots ‘bombásticos’ e sagas e megas sagas que iriam ‘abalar as estruturas de todo o universo’. Com o boom que os quadrinhos andam tendo, ganhando popularidades em outras mídias (cinema, videogames, séries de TV), as editoras veem a oportunidade de angariar um novo público nas compras das revistas mensais, um público que conhece os personagens em outros lugares e quer saber mais sobre eles. Querendo se desgarrar de cronologias que se estendem por décadas, nada melhor do que tornar essas mudanças cada vez mais comuns, procurando estabelecer uma identificação mais fácil com a nova safra de leitores.

No caso da Marvel, recentemente, a última mudança que fez um barulho danado foi à passagem de consciência do Doutor Octopus para o corpo de Peter Parker, surgindo assim o Superior Homem Aranha. Claro, a mudança dividiu os fãs e gerou várias críticas, afinal, uma rivalidade de 50 anos sofreu um desfecho polêmico.

E novamente, a Casa das Ideias vai dar o que falar: hoje, no programa de televisão The View, foi anunciado pela apresentadora Whoopi Goldberg que “Thor, o deus do trovão, fez uma besteira e não é mais digno de portar seu martelo. Pela primeira vez na história, ele será de uma mulher. Isso mesmo. Thor é uma mulher!”. O editor Will Moss garantiu que “O novo Thor continuará a tradição da editora de fortes personagens femininos, como Capitã Marvel, Tempestade, Viúva Negra, entre outros. E a nova Thor não é uma substituta temporária – ela é a única deusa do trovão, e é digna do título!”

 Thor 2

Vale apena lembrar que Thor, além de ser o nome do personagem filho de Odin, é também um cargo, um posto. As inscrições no Mjonlir são claras: ‘Aquele que empunhar este martelo, se digno for, possuirá o poder de Thor’.  Tanto que outros personagens já empunharam o martelo: Bill Raio Beta, Trovejante, Steve Rogers, e até mesmo a Mulher Maravilha e o Superman!

superman mjonlir

A mudança, CLARO, causou grande repercussão nas redes sociais, dividindo, como era de se esperar, os fãs. De um lado, os fãs de longa data, se mostrando contra a mudança, pois irá descaracterizar o personagem, quebrando um cânone de 5 décadas. De outro, um reconhecimento da Marvel para a importância de seu público feminino que, suponho eu, ganhou sangue novo e foi revitalizado com os últimos filmes, que possibilitaram que novas fãs se interessassem pelo mundo das HQs, um nicho tradicionalmente (e majoritariamente) pertencente aos homens.

A partir de todas as discussões que se pode ter deste fato, algo que percebo que as pessoas não parecem estar dando importância, é o enredo. Se a história, roteirizada por Jason Aaron e desenhada por Russel Dauterman, for bem embasada, bem escrita, saber desenvolver a personalidade da personagem e o relacionamento dela com os demais personagens, será que REALMENTE importa se é um homem uma mulher que está empunhando o martelo? O leitor não leria as histórias justamente procurando uma trama bem feita e trabalhada, independente de quem a faz?

Claro que isso é em um cenário ideal. Meu maior temor é que a editora esteja apenas aproveitando a ideia para vender HQs apenas pelo barulho, afinal, “todos vão querer ver A Thor”, esquecendo-se de respeitar o consumidor que espera comprar um produto de qualidade. Pior: estejam fazendo isso pelo barulho, vendam, façam histórias péssimas que crie uma personagem fraca e estereotipada, que de maneira alguma represente não só as leitoras, como os leitores, e depois de um tempo, anunciem ‘gloriosamente’ o retorno do Thor Odinson, para vender mais tantos exemplares, afinal, tirando a morte do Tio Bem e da Gwen Stacy, nada na Marvel é definitivo. Uma estratégia que sirva apenas para fazer os leitores de trouxa, e não acrescentar em nada ao Universo Marvel.

Bem, agora é esperar para ver como isso vai se desenvolver. Torço para que a fase dA Thor cale a boca de muitos e proporcione bons enredos para os leitores. Resta saber se a Marvel vai saber lidar com a ideia que tem em mãos.

Thor 1

P.S.: Graças à Odin que esse uniforme, pelo visto, não será daqueles super decotados. Era o mínimo que deveriam fazer.

Anúncios

Um comentário sobre “[FORA DE SÉRIE] Em breve, teremos A Thor

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s