[REVIEW] Superman: Origem Secreta

“Uma origem especial para o Homem de Aço”       

Por Luís Gustavo Fonseca

 

Apesar de não fazer parte do cânone oficial (creio eu), Superman: Origem Secreta serve como uma boa introdução para o universo do herói, do qual eu não estou familizarizado com muita coisa. Ela acompanha Clark Kent desde criança até seus primeiros momentos de ação em Metropólis. A história, escrita por Geoff Johns, é bem trabalhada, e apresenta muitas das coisas que o leitor precisa saber, além de explorar pontos interessantes da vida do Azulão.

O primeiro deles é a sua infância, que serviu de inspiração para Man of Steel (o prefácio é escrito pelo David Goyer, roteirista do filme, que admite ter usado alguma das ideias do encadernado). Clark ainda está descobrindo a usar seus poderes, não consegue controlá-los (ao soprar um bolo, ele o congela; ele vê o osso quebrado de um amigo sem querer; o raio de calor sai descontrolado quando ele beija a Lana Lang… Mas ao contrário do filme, depois de saber sobre sua origem espacial, os pais dão a maior força para o menino usar seus poderes, tendo ajuda da mãe na criação do uniforme e se transformando em Superboy. Algo me chamou muito a atenção: o motivo pelo qual ele usa o óculos é curioso. Eu jurava que era puramente pelo disfarce, mas existe uma lógica por trás. A introdução também serve para sermos apresentados ao jovem Lex Luthor, que logo criança já demonstra ambição em ser um tremendo e poderoso milionário. O único problema dessa primeira parte é que a Kryptonita aparece DO NADA, sem explicação alguma.

Superman 1

Antes de mostrá-lo em Metrópolis, a história introduz a participação da Legião dos Super Heróis, grupo do futuro que até hoje eu não entendi direito qual é a sua função no Universo DC, mas que eu só vejo aparecendo nas histórias do Superman. Apesar de julgar desnecessário, o grupo tem uma importância para a formação do jovem Clark.

Em Metrópolis, vemos uma cidade que é dada como utópica, mas na verdade, é quase uma Gotham City, porém sem um cara limpando ela madrugada adentro. A cidade é chamada de Cidade do Amanhã (o Superman também é chamado, às vezes, do Homem do Amanhã… Não sabia desta relação). Com Lex sendo dono da cidade, somos apresentados aos demais personagens, como Lois Lane, Jimmy Olsen e Perry White, e os primeiros atos do personagem pela cidade.

Superman 4

O decorrer de toda à história é agradável e até mesmo educadora. A boa índole característica do personagem é ressaltada tantas vezes, que às vezes Clark fica parecendo um bobão, com uma ingenuidade incrível. Seus primeiros passos atuando na cidade são interessantes. Porém, a primeira leva de vilões foi de um nível mediano, já que todo o potencial de Luthor não é explorado, e não senti muita firmeza na presença de Metallo e de uma mutação que aparece.

Os desenhos ficaram à cargo de Gary Frank. Apesar do excelente traço (e uma baita homenagem ao Christopher Reeve) e de uma coloração muuuuito bonita, alguns detalhes me incomodaram. Três em especial: o primeiro deles foi que o Lex jovem, com cabelo, me lembrou DEMAIS o Coringa novo do “O que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?“; outro foi que os olhos da Lane não são violetas, o que eu considero um marco na caracterização da personagem; por ultimo, é insultante ver que a mudança de visual, OBVIAMENTE, entre o Superman e Clark é somente dos óculos, no máximo, uma leve mudança no penteado. NÃO É POSSÍVEL QUE NINGUÉM TENHA REPARADO NISSO! (Talvez toda a graça do disfarce more aí).

Enfim, uma ótima história. Como um desconhecido de boa parte da mitologia, a obra é boa para aprender algumas coisas, e a origem, no todo, é interessante e proveitosa. Para quem quer ter um bê-a-bá do personagem, fica a recomendação.

Nota: 8/ 10.

Superman 2

Anúncios

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s