[REVIEW] Debi & Lóide 2

Depois de 20 anos, os idiotas que amamos voltam em boa forma”

 

Por Luís Gustavo Fonseca

 

Começo o texto com uma confissão: até as vésperas de sua continuação, nunca havia visto Debi & Lóide, filme que encontramos com facilidade passando na TV aberta. O pecado aumenta se pensar que o filme faz parte de um ano de ouro de um dos melhores atores que a comédia já viu, Jim Carrey. Além deste, em 94 foram lançados Ace Ventura e O Máscara… Que trinca, hein?

 E ver o primeiro apenas algumas horas antes segundo se mostrou uma boa jogada. Além de já ficar no clima, você rapidamente aprende (ou aprecia mais uma vez, caso alguém queira rever) a gostar da dupla e sua infinidade de idiotices. Talvez não seja a ‘comédia mais engraçada de todos os tempos’, como alguns clamam, mas é, sem dúvida, um filme divertido, com personagens marcantes.

D&D 2

A nova aventura de Debi (Jeff Daniels) e Lóide (Jim Carrey), novamente com a direção e roteiro dos irmãos Bobby e Peter Farrelly, se passa 20 anos após o filme original, depois de uma “pegadinha” aplicada por Lóide. Entretanto, as coisas não estão tão boas para Debi: com problemas no rim, ele precisa de um transplante com alguém que seja compatível. E, em uma tacada só, ele descobre que é adotado, e que teria uma suposta filha do outro lado do país. É o início, então, de mais uma viagem da dupla, recheada, claro, de muita confusão.

 A exemplo do que Anjos da Lei 2 fez mais cedo este ano, os Farrelly não tiveram medo de reproduzir a fórmula do primeiro, trocando agora Aspen pela cidade de El Paso como destino do infame dueto. E quem disse que repetir o truque seria algo ruim? Pelo contrário. Apesar da estrutura semelhante, o roteiro permite uma reinvenção da química entre os dois personagens principais. Mesmo com brigas, há cumplicidade entre seus atos, e o inexorável espírito de criança, que rende vários momentos engraçados e inacreditáveis durante a película (aliás, o filme não cumpriu um forte receio meu, de que seria que todos os melhores momentos do filme estão no trailer. Ufa!)

O poster parodiando 'Lucy' é, sem dúvidas, um dos mais criativos deste ano
O poster parodiando ‘Lucy’ é, sem dúvidas, um dos mais criativos deste ano

Claro, não é um roteiro redondo. Além da presença de diversos momentos que não fazem, de fato, nenhum sentido (algo perdoável no estilo), existe um desgaste. Não só pelo filme ser um pouco mais longo do que a média das demais comédias (com 1h50), mas justamente por repetir a fórmula, causando, em alguns momentos, uma sensação de dejá vu desconfortante.

Algo que pode ser facilmente perdoado ao ver a atuação da dupla. Como é bom ver ambos de volta a esse tipo de comédia nonsense e, principalmente, motivados com isso. A exemplo de um bom vinho, o passar do tempo parece ter melhorado ainda mais a química deles. As piadas, a loucura e a falta de vergonha na cara parecem ter azeitado o humor do filme, que não transmite a sensação de ser uma comédia de Sessão de Tarde (não que isso seja prejudicial no primeiro. Sensação provocada, suspeito, por ter visto no cinema). Prefiro a dupla nesta continuação, com Jim Carrey em seu melhor trabalho nos últimos anos (como ele deu uma sumida, né? Que volte logo, seja para a comédia, ou o drama), e Jeff Daniels mostrando sua alta capacidade de versatilidade, indo de um papel sério em The Newsroom para retornar a imbecilidade de outrora. Também está de parabéns.

D&D 4

Finalizando, duas rápidas observações: a trilha, mesmo na mesma vibe do filme original, não tem o mesmo impacto, já que a seleção de músicas do primeiro filme casam perfeitamente com o longa; e senti falta também da utilização do figurino carnavalesco usado antes, uma das coisas que mais gostei da obra de 94, mas que em sua continuação, mesmo presente, está bem mais escasso.

 Ao subir dos créditos (que põe lado a lado cenas dos dois filmes), a certeza de que ver aqueles dois, novamente em papéis tão legais. Por mais que possa não ter parecido, Debi & Lóide 2 vale o ingresso. Então, aproveite.

Nota: 7, 5 / 10.

Anúncios

2 comentários sobre “[REVIEW] Debi & Lóide 2

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s