[REVIEW] Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba

Por Matheus Araujo & Luiza Fonte Boa

Como uma excelente alternativa para essas férias, chega aos cinemas o terceiro capítulo de Uma Noite no Museu, que tem como principal objetivo divertir, mas que também não deixa de dialogar, mesmo que talvez não-intencionalmente em sua maior parte, com a saudade de Robin Williams.

Com a cara e todo o restante de uma matinê, O Segredo da Tumba se apresenta com uma trama simples. Caso você já tenha assistido a algum filme da franquia, sabe que o Museu Americano de História Natural ganha vida pela mágica placa egípcia de Ahkmenrah, que por mero artifício de roteiro, neste filme, resolve dar defeito. Defeito que só pode ser resolvido – e como a solução é simples! – pelos segredos de seu faraó criador, que atualmente habita o Museu Britânico, o qual urgentemente será visitado por Larry (Ben Stiller) e sua turma de antigas e históricas confusões.

natm3-main

A natureza rasa do roteiro traz lá seus benefícios e malefícios. Certas relações, como a entre Larry e seu filho, a partir da qual se traçam alguns infrutíferos paralelos com os egípcios e Lancelot (Dan Stevens), são prejudicadas pelo tempo em tela. Simplesmente falta motivação para “mais” e o texto fica superficial até para uma matinê. Essa insatisfação também é derivada de outra característica dual do filme, o bom ritmo. Se por um lado, o bom ritmo faz com que o entretenimento corra sem freio, por outro, ele limita algum envolvimento emocional com o espectador. Todavia, essa simplicidade do script resulta num lado melhor ainda: liberta tanto os atores como as situações inusitadas, especialmente em vista da acertada escolha do terreno desconhecido. Ademais, existem alguns furos, como o comportamento de Jebediah (Owen Wilson) e Octavius (Steve Coogan) na divertida cena de Pompeia.

O diretor responsável por toda trilogia do Museu, Shawn Levy, tem êxito no já citado time pra diversão, mas não sempre. Apesar de cenas inventivas, como no duelo do cavaleiro e do torossauro, raramente ele impressiona por seu emoldurar. Aliás, visualmente, o filme não é um primor, visto que os efeitos especiais não são os ideais em vários momentos e tampouco a fotografia é das melhores.

Night-at-the-Museum-Secret-of-the-Tomb-Poster

O que de fato se destaca no filme, e o que lhe faz ser tão pra cima, são as atuações. Particularmente, nunca gostamos muito da comédia de Ben Stiller, mas sempre adoramos acompanhá-lo nas mais diversas jornadas, de Trovão Tropical à A Vida Secreta de Walter Mitty, e, aqui, nada foi diferente. Além dele, a dupla Owen Wilson e Steve Coogan continuam com uma química invejável a muitos casais com bodas de diamante. Todavia, as adições ao elenco , como Dan Stevens e Ben Kingsley, não passam de razoáveis. Para balanceá-los, há uma participação, que não revelamos para não sermos estraga prazeres, que é excepcional.

Robin Williams faz uma de suas últimas aparições, e como não poderia ser diferente dessa vez, está simpatiquíssimo. Seu Ted Roosevelt é uma das figuras mais queridas da trilogia e apesar de, certa forma, ter uma participação discreta, ela possui uma metalinguagem com a vida do astro e se torna inesquecível justamente por isso. Acreditamos que o espírito brincalhão, extremamente talentoso, sensível, bondoso e sorridente de Robin está mais uma vez eternizado nos cinemas.

NIght-At-The-Museum-Secret-Of-The-Tomb

Enfim, só nos resta deleitar esta última obra de uma trilogia divertidíssima. Para além de Ted, a saudade também recairá em toda a turma do Museu. Dexter, Átila, Rex, Sacajewea e Laaa… É inevitável se comover com a não-vida no Museu Americano de História Natural, assim como o sorriso não falha ao rever seus corpos de cera e polietileno tomando vida novamente.

Nota: 7/10.

Anúncios

2 comentários sobre “[REVIEW] Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s