[POCKET-VIEW] Dois dias, uma noite

Por Luís Gustavo Fonseca

 

Sandra (Marion Cotillard) é uma trabalhadora belga que luta para sair dos últimos sintomas de uma recente depressão. Contudo, ela está na iminência de perder seu emprego, já que seus colegas de trabalho serão obrigados a escolher entre sua permanência na empresa e um bônus de mil euros. Sandra tem apenas um fim de semana para lutar não apenas pelo seu trabalho, tentando convencer seus colegas, mas para não retornar para a depressão.

A atuação de Cotillard, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar deste ano, possui méritos e justifica a indicação.  Ela chama a atenção por transmitir, de forma impactante, toda a montanha russa de emoções pela qual sua personagem passa, tomando cuidado para deixá-la o mais humana possível. A química com seu marido, Manu (Fabrizio Rongione) funciona, o que ajuda a tornar a situação dramática muito mais verossímil.

DoisDiasUmaNoite 2

Outro importante mérito do filme vem dos irmãos que roteirizam e dirigem o longa, Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Além do ótimo trabalho na apresentação e desenvolvimento da situação (afinal, depressão e o medo do desemprego são problemas que podem atingir qualquer um), a opção por close ups fechados, quase sempre no rosto de Cotillard, permite explorar ao máximo a interpretação da atriz, e ajudam a evidenciar o peso da situação que a personagem enfrenta.

O final talvez não seja o mais fora da caixa possível, mas apresenta uma saída interessante e aceitável para a trama, sendo condizente com o tom da trama. Mesmo não sendo espetacular, o realismo cru da obra faz ela possuir bons méritos.

Nota: 7,5/ 10.

DoisDiasUmaNoite 3

Anúncios

2 comentários sobre “[POCKET-VIEW] Dois dias, uma noite

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s