Notas

Se há nota, há problema. É quase regra. E é por isso que se faz necessário este esclarecimento.

Uma das mais recorrentes complicações da nota é a comparação entre elas. Isto é um erro. Ao menos aqui no Filmaiada. Para cada nota, há uma proposta. Como se confrontar a dificuldade de uma redação à uma prova de matemática? São problemas diferentes. Para cada, se exige determinada desenvoltura, certos preceitos, o cumprimento de algumas obrigações. Qual o dever do drama em fazer rir?

Aqui no site, exemplos desta ‘discrepância’ são fáceis de achar. O vencedor do Oscar de Melhor Filme deste ano, Birdman, foi avaliado com uma nota 8. Nada mal. Mas filmes menos badalados em premiações e de caráter mais comercial, como Guardiões da Galáxia, X-men: Dias de um Futuro Esquecido e Como Treinar Seu Dragão 2, receberam avaliações melhores. Isso quer dizer que eles são melhores do que Birdman? Vai da opinião de cada um.

As notas dos filmes não são comparáveis entre si.

codeReview

O principal problema da nota é sua própria existência. Qual a razão em se avaliar uma obra objetivamente se ela terá uma percepção subjetiva? Se cada espectador se envolverá de um forma própria com aquela criação? A arte, em sua essência, impacta seu observador de uma maneira única. Tentar tornar essas sensações em algo concreto, numérico, é uma loucura.

Todavia, a crítica, o nosso trabalho, foi fundamentada assim. Há um glamour na nota. E, sejamos honestos, quantos não são os leitores que julgam completamente o texto, e até o filme, pela nota? São as palavras que comunicam. O texto traduz o sentimento. Aquele número ríspido no final, muitas vezes, é até incoerente.

A nota não tem emoção.

Nota: F!/ 10.

Anúncios

186 comentários sobre “Notas

  1. Pingback: Vida – Filmaiada

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s