[POCKET-VIEW] Morte Súbita (Série)

Por Luís Gustavo Fonseca

 

Desde quando a BBC anunciou uma minissérie em 3 episódios de 1 hora sobre Morte Súbita, o primeiro romance adulto da autora J.K. Rownling pós Harry Potter, eu criei boas expectativas. Afinal, o livro que serve de base para a obra tinha causado uma excelente impressão em mim.

Contudo, a adaptação da rede britânica não conseguiu possuir o mesmo brilho do romance de Rowling. Não me lembro de detalhe por detalhe da história, mas a dinâmica proposta por Sarah Phelps não tem o mesmo poder de chamar a atenção, de cativar, que a escrita de Rowling. Há alguns subplotes cortados na adaptação, que acabam por atrapalhar uma compreensão maior e melhor sobre a vida de cada um dos moradores de Pagford (e como toda a situação causada pela ‘morte súbita’ mexe com os mais diversos núcleos do vilarejo), como é o caso da ausência do drama pessoal de Sukvinder, filha da Dr Parminder Jawanda. A alteração no final da trama, a fim de deixá-lo mais ameno, também é um deslize do roteiro. Pode ser a velha birra de leitor do livro, mas tira o impacto do final ousado escrito pela autora.

casual vacancy 1

A minissérie não é isenta de méritos. O diretor Jonny Campbell se destaca por proporcionar, em sua fotografia e certas tomadas de cena, o clima rural e rústico que parece cercar Pagford; a trilha de Solomon Grey também chama a atenção em várias oportunidades; nas atuações, destaque para os trabalhos de Michael Gambom, Abigail Lawrie, Julia McKenzie e Brian Vernel, que captam a essência de seus personagens.

Apesar da boa intenção e de suas qualidades, a adaptação da BBC falha em alcançar o patamar da obra literária, que ainda assim é altamente recomendada.

Nota: 6,5/ 10.

casual vacancy 2

Anúncios

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s