Will Smith: ainda é uma estrela?

Por Luís Gustavo Fonseca

 

Will Smith é, sem dúvidas, um dos atores mais conhecidos do cinema atual. Protagonista em filmes como Independence Day, Eu, Robô, MIB, A Procura da Felicidade, sem contar seu sucesso por Um Maluco no Pedaço, ele foi capaz de construir uma carreira sólida e mundialmente reconhecida. Contudo, seu novo filme, Golpe Duplo (que estreia no Brasil neste 12 de Março) levanta a questão: Will Smith ainda é a estrela que temos em mente?

No seu currículo, Smith tem números de bilheteria de dar inveja à vários atores. Sucessos estrondosos como Independence Day, que faturou 306 milhões de dólares domésticos (bilheteria dos EUA mais Canadá) e 817 milhões em sua bilheteria mundial; MIB: Homens de Preto, que com seu “modesto” custo de 90 milhões, faturou quase 590 milhões pelo mundo, sendo 250 milhões só na bilheteria doméstica. O segundo filme também possui resultado igualmente satisfatório, com um faturamento de mais de 440 milhões pelo mundo; Hancook e Eu Sou a Lenda completam a lista de maiores sucessos internacionais do ator, com 624 e 585 milhões arrecadados, respectivamente.

Independence Day ajudou a catapultar carreira do ator
Independence Day ajudou a catapultar carreira do ator

Mesmo em filmes que não possuem um caráter tão blockbuster como outros citados, Smith ainda conseguiu arrastar grande público as telonas. Filmes mais modestos como Hitch (quase 370 milhões pelo mundo, tendo custo 70 milhões), A Procura da Felicidade (307milhões/55milhões) e Inimigo do Estado (250 milhões/90 milhões) são a prova disso.

Contudo, a partir de 2008, houve um declínio. Sete Vidas faturou quase 70 milhões de bilheteria doméstica, e foi a bilheteria mais fraca que o ator teve desde 2001, quando Ali fez 58 milhões por lá. Depois, um houve um sumiço de quase 4 anos das telonas (onde seu maior destaque foi ser o produtor do novo Karate Kid), com seu retorno acontecendo em MIB 3. Apesar do seu sucesso internacional, que rendeu 624 milhões ao redor do globo (sendo o filme da franquia com maior bilheteria), o filme é o que teve o pior rendimento na bilheteria doméstica (179 milhões), com o agravante do aumento do preço dos ingressos nos 10 anos que separaram o segundo do terceiro, e da presença dos ingressos em 3D.

Parceria com o filho, Jaden, em 'Depois da Terra' esteve longe de ter o mesmo sucesso do que em 'A Procura da Felicidade'
Parceria com o filho, Jaden, em ‘Depois da Terra’ esteve longe de ter o mesmo sucesso do que em ‘A Procura da Felicidade’

Após isso, tivemos outro fracasso retumbante: Depois da Terra, produção que custou pesados 130 milhões, e fez pouco mais de 240 no mundo todo. Na bilheteria doméstica, os 60 milhões do filme está entre as 5 piores bilheterias de Smith. E Golpe Duplo, apesar de um orçamento mais moderado (50 milhões), teve um rendimento, até agora, nada impressivo: 71 milhões pelo mundo, sendo 34,5 de bilheteria doméstica.

Mesmo que os números não estejam atualmente ao seu favor (e seu período longe das telas não tenha colaborado muito para a manutenção de seu status), Will Smith ainda está longe de ser uma carta fora do baralho. Tanto que a volta por cima pode vir no (provável) gênero mais lucrativo de hoje em dia, o dos super-heróis, já que ele será o Pistoleiro no filme do Esquadrão Suicida, da Warner/DC. O grupo não tem o sucesso de outros heróis da editora, mas nem Guardiões da Galáxia tinha quando foi lançado e ter se tornado um estrondoso sucesso de bilheteria, capaz de modificar o gênero. E pra você, quais seriam os motivos da suposta “derrocada” do ator? Acredita que uma virada na maré pode ocorrer?

Anúncios

2 comentários sobre “Will Smith: ainda é uma estrela?

  1. Ancho que ele é um grande ator, sobre tudo em Beleza Oculta. Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos, Beleza Oculta é um novo filme de Will Smith maravilhoso, ele sempre tem muito sucesso, ásegurado, ancho que a história é muito boa, e a trilha sonora é maravilhosa, enfim, um dos meus preferidos.

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s