[REVIEW] Golpe Duplo

“Filme estrelado por Will Smith se esforça, mas tem dificuldade em convencer”

 

Por Luís Gustavo Fonseca

 

O que sempre me fez gostar de filmes de golpe e/ou roubo são as possibilidades que o tema permite aos autores da obra de inventar planos mirabolantes e colocá-los em prática. Afinal, a não ser que a intenção seja realizar uma comédia escrachada, que apele para as situações mais galhofas possíveis, o gênero requere que o ladrão seja alguém inteligente, alguém que sempre pense 1 ou 2 passos a frente dos demais, assim como do próprio espectador.

Golpe Duplo é o mais novo filme do tipo. Jess (Margot Robbie) é uma batedora de carteira das mais amadoras, sem muita experiência. Quando a moça tenta aplicar um golpe em Nicky (Will Smith), ela acaba sendo descoberta, já que ele é um criminoso mais inteligente e experiente. Fascinada por seu talento, Jess persiste para conseguir um lugar na equipe de Nicky, e se tornar uma ladra melhor.

Focus 2

O filme é dividido em dois momentos. O primeiro, recheado pelos pequenos golpes e por grandes apostas, é a melhor. O longa é dirigido e roteirizado pela dupla Glenn Ficarra e John Requa (Como Cães e Gatos), e acerta principalmente nesta primeira parte por colocar, nela, uma das melhores coisas do gênero, que é a “ciência do roubo”: as explicações de como são feitas as coisas, a metodologia da equipe, a dinâmica de cada um dos golpes. É quase como a revelação de um truque de mágica. O modo como a história apresenta a execução dos crimes é um dos seus pontos mais altos. Junte-se a isso uma direção competente, que preenche o filme com vários pequenos movimentos de travelling, e temos nos primeiros 40 minutos uma execução que dá gosto.

Contudo, o filme perde um pouco do ritmo e da competência na segunda metade, momento do “grande golpe” (algo que, aliás, o próprio filme brinca em um momento anterior). O que prejudica esta dinâmica é o tom dramático que a história toma em vários momentos, focando na delicada relação entre Jess e Nicky. Isso atrapalha não só o clima mais leve e divertido que o filme tem, mas também acaba deixando de lado o próprio grande plano que deveria estar no desfecho do longa. Claro, na hora do plot twist definitivo, não há como negar a elaboração proposta pelo roteiro. Entretanto, para quem aprecia a metodologia como um todo, a ausência dela nessa segunda metade se caracteriza como um ponto negativo.

Focus 3

As atuações de Will Smith (que eu questionei se ainda tem esse status de estrela) e Margot Robbie são cabíveis de elogios, principalmente porque a química entre eles funciona (o que é um ótimo sinal, já que ambos estarão no vindouro Esquadrão Suicida, interpretando o Pistoleiro e Harley Queen, respectivamente). Não é o trabalho mais brilhante de Smith, evidentemente, mas é feito de maneira honesta e casando com o tom divertido que Robbie dá ao filme. A atriz, peça importante no filme, acaba demonstrando melhor seu potencial e talento, já que tem mais tempo em tela do que teve em O Lobo de Wall Street.

Uma pena que o personagem de Rodrigo Santoro seja central apenas na segunda metade, e sua atuação acaba contribuindo para minhas implicâncias com esse ato do filme. Não que ela esteja ruim. Contudo, é mais um trabalho que me passa a impressão que o Santoro é um tanto desperdiçado nos filmes. A impressão que eu tenho é que os diretores não sabem o que fazer com ele, e acabam desperdiçando seu talento. Em contra partida, o trabalho de Gerald McRaney, mesmo que seja apenas de um personagem bem secundário, merece destaque, e me fez lembrar seu excelente papel na segunda temporada de House of Cards.

Focus 4

Finalmente, a obra está longe de se tornar referência no gênero e se equiparar ao nível de filmes como O Plano Perfeito ou até mesmo 11 Homens e Um Segredo. Apesar disso, Golpe Duplo se prova um entretenimento digno para quem curte o tema, merecedor de ganhar sua audiência.

Nota: 7/ 10.

Anúncios

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s