5 Animações da Disney que merecem um Live Action

Por Luís Gustavo Fonseca

Bem, virou bagunça! Tudo começou quando Alice no País das Maravilhas, do Tim Burton, fez 1 bilhão de dólares em 2010. O sucesso do filme abriu portas para um gênero, até então, pouco explorado pela Disney: a versão live action de suas animações mais conhecidas. A partir daí, tivemos um fortalecimento do gênero, que ganhou força nos anos seguintes com filmes como Malévola e Cinderella. E não vai parar tão cedo.

Já temos confirmados: uma versão de A Bela e a Fera estrelada pela Emma Watson; uma, ou melhor, DUAS versões de The Jungle Book, uma delas dirigida pelo John Favreau (Chef), e a outra pelo Andy Serkis; uma versão do Dumbo (!) dirigida Tim Burton (!!!); Mulan também ganhará uma versão com atores; e até mesmo o Ursinho Pooh entrou na festa! Então, já que liberou geral, e a Disney só pretende parar quando o gênero ficar super saturado, irei sugerir (para não dizer “viajar completamente”) aqui 5 filmes que seriam interessantes termos uma versão live action.

1- Planeta do Tesouro

De todos os que citarei aqui, este talvez seja o que eu tenha uma melhor defesa. O espaço voltou a estar na moda no cinema, com filmes como Gravidade, Interstellar, Guardiões da Galáxia fazendo um belo montante de dinheiro. Até mesmo Star Wars, a maior referência no gênero, terá filmes novos. Por que então, não aproveitar a onda? Sem contar que Planeta do Tesouro garantiria uma diversidade dentro do tema: teríamos filmes “com pés na ciência” como Gravidade e Interstellar por um lado, e fantasias espaciais por outro. A animação foi capaz de mostrar uma variedade tão grande de espécimes, que seria super interessante vê-los numa versão live action. Contrate uma equipe de visual competente, e um baita ator para viver o Ciborgue, e voilá, temos um baita filme.

Vai me dizer que se esse filme não tivesse a pegada do primeiro Piratas do Caribe, ele não seria SENSACIONAL?
Vai me dizer que se esse filme não tivesse a pegada do primeiro Piratas do Caribe, ele não seria SENSACIONAL?


2- Pinocchio

Já tem algum tempo que rola o boato que haveria uma versão live action de Pinocchio, com o Robert Downey Jr. fazendo não só a voz do boneco, como também a do Gepeto. Mas o que tudo indica, a produção ainda está parada, o que faz valer a indicação. E aproveitando que o público PIROU com a versão dark da música cantada pelo boneco no trailer de Vingadores: A Era de Ultron, o filme com atores poderia muito bem vir nessa vibe mais escura. O nome de Guillermo Del Toro é o primeiro que vem a minha cabeça para esse daqui. Algo no estilo de O Labirinto do Fauno seria deveras interessante.

3- Pocahontas

Se eu ainda tinha sua atenção, ela deve começar a ir embora aqui. Deixando de lado brincadeira de que Avatar é a versão live action do desenho, uma adaptação com humanos do desenho não é uma tarefa tão complicada (bem, é bem mais plausível que o do Ursinho Pooh, certo?). Confesso que não lembro de praticamente nada da animação, mas ela possui 2 bons trunfos: um seria dar diversidade as protagonistas das versões live action (diversidade que só Mulan, TEORICAMENTE, está proporcionando até agora); outra é a ambientação da história. Sinto falta de produções recentes tratando essa América (estadunidense ou, ainda mais, a espanhola), esse conflito entre os ingleses (ou colonos) e os nativos indígenas. Uma versão com batalhas campais neste cenário chamaria a atenção, não?

Live Action 2


4- Lilo & Stich

Concordarei em gênero, número e grau que a única maneira válida de vermos o Stich é na animação 2D em que ele foi concebido. Justo. Mas assim como o Planeta do Tesouro, o potencial visual proporcionado pelas diversas raças alienígenas do desenho é enorme. A mesma receita: contrate uma equipe que saiba fazer designs bem feitos, e as chances de algo dar errado diminuem bastante. O longa ainda poderia aproveitar um pouco da série de TV, onde a dupla tem que caçar os demais experimentos do Dr. Jumba, para explorar ainda mais essa diversidade de alienígenas. Uma aposta arriscada, mas que consigo ver com bons olhos.

5- Aristogatas

Antes que você feche a aba e nunca mais volte a este site, permita-me explicar. Eu poderia muito bem ir por um caminho mais simples, e sugerir um live action de Tarzan, Aladdin, Corcunda de Notre Dame ou Frozen (que eu tenho CERTEZA que ganhará sua versão em breve). Mas o que é a vida sem um pouco de ousadia? E não, eu DEFINITIVAMENTE não quero uma versão estrelada por gatos em CGI com dublagem, tipo esses filmes que passam na Sessão da Tarde. Aqui, valeria mais uma alegoria, trocando-se os gatos por humanos, e mantendo as personalidades: uma moça com seus 3 pequenos filhos, adotada por uma velinha rica; o mordomo querendo ter a herança para si, se considerando mais digno que a filha adotada; o garanhão malandrão das ruas; e claro, AQUELA banda de Jazz formado por meia dúzia de gatos pingados (não pude resistir ao trocadilho). Sei que a ideia parece absurda, mas poxa, o URSINHO POOH vai ter sua chance, então, deixe-me sonhar! E para fechar com chave de “ouro”, colocaria o Woody Allen dirigindo esse filme, numa pegada Meia Noite em Paris.

Live Action 3

Sei que a maioria dos relatados poderiam criar verdadeiros desastres (mentira, o Pinocchio do Del Toro seria SENSACIONAL), mas acho que valeria a pena ver o resultado disso tudo. E para você? Quais as animações da Disney valeriam a pena ter uma versão live action? Ou, o que talvez seja muito mais sensato, você acha que essa febre deveria terminar de uma vez? Comente!

Anúncios

2 comentários sobre “5 Animações da Disney que merecem um Live Action

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s