[FORA DE SÉRIE] Afinal, quem é Ultron?

Por Luís Gustavo Fonseca

 

Quando Os Vingadores terminou em 2012, um rosto muito pouco conhecido (para o grande público) apareceu nas cenas pós créditos do longa: o do titã louco Thanos. O vilão, responsável por todo o conflito existente no primeiro filme, despontava-se como uma das grandes ameaças do Universo Cinematográfico Marvel (o chamado MCU), e muitos apostavam que ele iria protagonizar o segundo filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra.

Contudo, na Comic Con de San Diego do ano seguinte, foi revelado que o antagonista da continuação seria Ultron, que no filme será interpretado por James Spader (The Blacklist), algo que foi uma surpresa para muitos. Havia, na época, a possibilidade da FOX permanecer com os direitos do Demolidor e, em troca, ceder os direitos do vilão Galactus para a Marvel. Uma conversa que fazia sentido: ora, depois de enfrentar um deus e um titã, o que poderia ser mais ameaçador? Um devorador de mundos, é claro. Contudo, as negociações não foram pra frente, os direitos do Demolidor voltaram para a Marvel (o que nos rendeu este espetacular seriado da Netflix) e Thanos se transformou, então, na maior ameça do MCU, sendo guardado para o gran finale da Iniciativa Vingadores.

Mas quem é, afinal de contas, Ultron?

Capa de Avengers #54
Capa de Avengers #54

O robô-vilão foi criado em 1968 por Roy Thomas e John Buscema, tendo sua primeira aparição em Avengers #54. Nos quadrinhos, ao contrário do que será mostrado no cinema (ao menos, é o que os trailers dão a entender), ele foi criado pelo doutor Hank Pym, a.k.a Homem Formiga (que será vivido por Michael Douglas no filme do herói), origem que é contada histórias subsequentes à primeira aparição do vilão, entre as edições #55 e #58.

Feito de uma variação de Adamantium (um dos metais mais indestrutíveis do Universo Marvel e que, no cinema, deve ser substituído pelo Vibranium, já que a Marvel não possui os direitos pelo Adamantium), a inteligência artificial se rebela contra seu criador e se coloca, rapidamente, como um dos maiores antagonistas do grupo. Graças a sua capacidade de fazer upgrades em si mesmo, o vilão se torna uma ameaça cada vez maior e mais desafiadora. São nessas primeiras edições, também, que Ultron acaba criando o Visão (o dono daquele par de olhos no fim do terceiro trailer), com a intenção de usá-lo para destruir os Vingadores. O androide, contudo, se rebela contra o vilão, e acaba se tornando um dos integrantes do time dos heróis.

Ultron 1

Ao longo dos seus quase 50 anos, o vilão continuou sendo uma pedra no sapato da equipe, sempre se auto melhorando. O robô passou a incomodar até outras equipes, como os Inumanos e o Quarteto Fantástico, chegando a lutar contra as três equipes ao mesmo tempo. A megalomania do personagem já o levou até a construir uma esposa para si mesmo, a Jocasta! Ela conteria a essência da Vespa (a esposa de Pym), mas os planos do vilão foram mais uma vez frustrados, e Jocasta também se tornou uma Vingadora.

Entre os diversos arcos que têm o vilão como principal antagonista, pode-se destacar justamente o que dá título ao filme: A Era de Ultron foi lançado em 2013, e o roteiro escrito por Brian Michael Bendis conta a trama na qual Ultron espalha seus Ultrons Sentinelas pelo mundo (algo semelhante ao que podemos ver nos trailers do filme), caçando todos os heróis. Para resolver o problema, Wolverine e Sue Storm (a Mulher Invisível) devem retornar ao passado, para antes da criação de Ultron pelas mãos de Pym. A mudança no tempo, claro, altera todo o futuro desta linha temporal, e os desdobramentos deste arco levam as situações mais desastrosas nos quadrinhos. Apesar disso, Joss Whedon, diretor do filme, garantiu que a única coisa semelhante entre as HQs e o filme é o nome.

Perceba como ele dá medo para os heróis
Perceba como ele dá medo para os heróis

Entre suas habilidades e poderes, podemos destacar uma miríade de possíveis ameaças para a equipe dos Vingadores, como: força elevada, resistência e durabilidade, capacidade de atingir velocidades supersônicas, explosões liberadas pelos seus sensores ópticos e pelas mãos, e até mesmo um “eletroencefalografia”:  um raio capaz de hipnotizar o adversário, ou mesmo colocá-lo em estado de coma mortal! Por fim, além de sua vasta inteligência, a camada de adamantium (ou, no caso do filme, de vibranium), protege uma fornalha nuclear, que incorpora um tipo de transmissor que permite passar sua personalidade e memória para outros robôs ou sistemas de computador. Se todas essas habilidades estarão presentes no filme, apenas indo ao cinema para saber.

De forma resumida, é isso. A verdade é que, se o filme corresponder às expectativas, Ultron tem tudo para alcançar níveis de popularidade nunca antes vistos, se transformando em um dos mais conhecidos vilões da cultura pop atual. Além de claro, chacoalhar mais uma vez o MCU.

Vingadores: A Era de Ultron estreia nesta quinta feira, 23 de Abril.

Anúncios

5 comentários sobre “[FORA DE SÉRIE] Afinal, quem é Ultron?

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s