[NEWS] Nolan ‘explica’ final de A Origem

Partindo do pressuposto de que este texto apenas faz sentido se você tiver assistido ao filme, segue um mínimo contexto para reativar suas sinapses quanto à conclusão de A Origem: antes que possamos constatar o sucesso ou fracasso de Cobb (Leonardo DiCaprio) através de seu totem (o peão), o diretor Christopher Nolan corta para os créditos finais e estabelece o “controverso” sentimento de dúvida no espectador. Cerca de cinco anos após o lançamento do longa-metragem, ele finalmente explica sua decisão.

Durante uma formatura na Universidade de Princeton, o cineasta britânico explicou em seu discurso que o conceito de realidade do filme – da vida real – é inteiramente subjetivo. Portanto, Cobb não espera para ver se o peão cai porque não mais se importa em distinguir entre uma dura realidade e um potencial sonho.

“A forma como o filme termina, Cobb, ao reencontrar seus filhos, estava em sua própria realidade subjetiva” disse Nolan. “Ele não mais se importava, o que afirma que: talvez, todos os níveis de realidade são válidos”.

Nolan utilizou o peão para esclarecer que a realidade e os sonhos não são mutuamente isolados. “Na tradição dos grandes discursos [de formatura], geralmente alguém diz algo como ‘perseguir seus sonhos’, mas eu não quero dizer isso porque não acredito nisso. Eu quero que você persiga sua realidade”.

Por fim, o diretor adicionou: “Eu sinto que, depois de um tempo, nós começamos a ver a realidade como um primo pobre dos nossos sonhos, de certa forma… Eu quero sugerir que nossos sonhos, nossas realidades virtuais, essas abstrações que nos deleitamos e nos cercamos, elas são subconjuntos de realidade”.

Fonte: The Guardian

Anúncios

Um comentário sobre “[NEWS] Nolan ‘explica’ final de A Origem

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s