[POCKET-VIEW] True Detective Season 1

 Por Luís Gustavo Fonseca

Quando foi lançada, deixei de acompanhar uma das maiores sensações da TV de 2014, True Detective. O hype da série não me pegou, e acabei deixando seus 8 episódios passarem em branco por mim, optando, posteriormente, por assistir a sua “rival” nas premiações,a também debutante Fargo. As vésperas da segunda temporada era hora de, assim como os investigadores vividos por Woody Harrelson e Matthew McConaughey, pagar a minha dívida com a série.

O alvoroço causado pela série é justificado. A produção da HBO é recheada de qualidades, como a direção concisa de Cary Joji Fukunaga, diretor de todos os episódios. Uma câmera posicionada de modo que saiba tirar os sentimentos dos atores em tela; uma bela fotografia dos pântanos da Lousiana; e não há como não aplaudir o ótimo plano sequência do fim do episódio 4.

SCENE 1.9 / Exterior Sugarcane Field - Crime Scene (1995) -Cohle theorizes about suspects; Marty invites him for dinner. / Photo: Jim Bridges/HBO HBO's "True Detective" Season 1  Director: Cary Fukunaga Matthew McConaughey: Rustin Cohle Woody Harrelson:  Martin Hart

A edição e montagem da série também merece destaque, pois ela é essencial para o roteiro escrito por Nic Pizzolatto. Em sua primeira metade, onde o recurso é mais utilizado, a edição combina cenas do presente e do passado, e ajuda muito na construção dos personagens. O roteiro, aliás, é certeiro nos diálogos, no desenvolvimento da relação entre Rust (McConaughey) e Marty (Harrelson), assim como no aprofundamento dos personagens. Por fim, há de se falar sobre a capacidade da série de se reinventar, de modificar sua dinâmica após a sua metade, dando gás à obra.

Em um ano em que só se falou dele, não achei o trabalho de Matthew McConaughey ESSA coisa. É um baita trabalho, sem dúvida. Mas o seu personagem não me agrada como um todo, ficando muito preso nessa característica do personagem “fodão, introspectivo, cheio de frases de impacto”. Acho que o talento é mais bem aproveitado em Clube de Compras Dallas e até mesmo no Interstellar. Já o trabalho de Harrelson me agrada mais, sobretudo por me atrair mais seu arco dramático, a montanha russa de sua vida pessoal, a hipocrisia que cerca suas atitudes… Certamente, um dos trabalhos do ator que mais me agradaram até hoje.

TD 1

A segunda temporada estreia no próximo dia 21, estrelando a improvável dupla composta por Colin Farrell e Vince Vaughn, com os primeiros dois episódios dirigidos por Justin Lin (o diretor de Velozes e Furiosos 3,4,5 e 6). Curioso para ver o que sai desta mistura. Mas o retorno de Pizzolatto ao roteiro é a única garantia que eu preciso.

 

Nota: 8,5/ 10.

Anúncios

4 comentários sobre “[POCKET-VIEW] True Detective Season 1

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s