[FORA DE SÉRIE] Afinal, quem é o Homem-Formiga?

Por Luís Gustavo Fonseca

Na próxima quinta (16) chega aos cinemas brasileiros à nova produção da Marvel Studios. Após anos como um projeto engavetado, e mudança de diretor no último ano, é chegada a hora de, finalmente, Homem-Formiga ganhar o seu próprio filme, encerrando a chamada “Fase 2” da Marvel nos cinemas.

Mas afinal, QUEM É este herói de nome e poder tão peculiar?

Bem, o Homem Formiga é um dos membros fundadores d’ Os Vingadores (algo que, até hoje, não foi perdoado por parte dos fãs, já que o personagem não é mostrado em nenhum dos dois filmes da equipe). Criado em 1962 pelo lendário trio Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, a primeira aparição dele ocorreu em Tales to Astonish #27, quando o brilhante Dr. Henry “Hank” Pym criou as “Partículas Pym”, que permite que ele modifique suas moléculas e é capaz de deixá-lo grande ou pequeno. A partir disso, ele também desenvolve uma roupa (em especial, um capacete) que permite que ele controle formigas (!), que se tornam suas aliadas e um dos principais trunfos de batalha do personagem.

Tales_to_Astonish_Vol_1_27

Posteriormente, o Homem-Formiga contribuiu ainda mais para o Universo Marvel, seja para o mal, com a criação do Ultron (como já explicamos aqui), ou para bem, ao desenvolver um relacionamento romântico com Janet Van Dyne, que viria se tornar a Vespa, outra fundadora d’ Os Vingadores. Com o passar dos anos, Hank Pym assumiu outras identidades, se tornando o Homem Gigante (quando suas moléculas o faziam crescer) e depois, o Golias. A personalidade de Pym sempre foi um ponto que recebeu destaque nas histórias do personagem, já que ele possui um gênio forte, misturado a uma super inteligência e ao seu complexo de inferioridade perante os outros Vingadores (um dos motivos que o leva a se tornar o Homem Gigante). Além do mais, no fim dos anos 70, outro momento marcou a história do personagem: quando ele agride, durante uma discussão, a sua esposa Vespa. A fama de marido agressor seria reaproveitada anos depois, no Universo Ultimate da Marvel, quando Pym agride a esposa após um momento de descontrole e, na edição 9 de Os Supremos, leva uma surra homérica do Capitão América por causa disso.

Entretanto, ao que tudo indica, o filme não será totalmente fiel a esta história. No longa, o Dr. Pym já está velho, e será interpretado pelo oscarizado Michael Douglas. A Vespa, provavelmente, será sua filha, Hope Van Dyne, vivida por Evangeline Lilly (O Hobbit). E quem irá assumir o manto, ou melhor, o capacete do herói, será Scott Lang, interpretado por Paul Rudd (Ligeiramente Grávidos).

Scott Lang apareceu pela primeira vez em 1979, na edição 181 de The Avengers, quando roubou o uniforme do Homem-Formiga, querendo lucrar com a tecnologia do Dr. Pym. Contudo, causa era nobre: salvar a filha doente (plot que deve ser aproveitado pelo filme). Em Marvel Premiere #47, Lang assumiu, de vez, a identidade do herói. É nesta edição, também, que aparece pela primeira vez Darren Cross, papel que, no filme, será feito por Corey Stoll (House of Cards), e que será combinado com o vilão Jaqueta Amarela, no posto de antagonista da obra. Algo que promete misturar e confundir ainda mais essa história de primeiro e segundo Homem-Formiga, já que uma das identidades que Pym assumiu, além das citadas, é justamente a do Jaqueta Amarela! O roteiro do filme terá que tomar cuidado para explicar essas várias identidades para o espectador comum.

Marvel-Premiere-47_p01fc

De forma bem pequena (desculpe, eu não resisti), esse é perfil do diminuto herói. O novo longa pode até não alcançar o sucesso de outros “desconhecidos”, como foi o caso de Guardiões da Galáxia, mas se o filme irá existir, é justamente pelo sucesso de Star Lord e sua trupe no último ano. Fica, agora, a expectativa que a obra não apenas faça jus à importância do personagem, mas mantenha a qualidade que os filmes da Marvel possuíram nos últimos anos.

Anúncios

Um comentário sobre “[FORA DE SÉRIE] Afinal, quem é o Homem-Formiga?

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s