BoJack Horseman – Season 2

“Animação retorna apostando na fórmula de sucesso da temporada inaugural”

Por Luís Gustavo Fonseca

 

Mesmo não estando no mesmo patamar de popularidade de outras produções da Netflix, como House of Cards e Demolidor, há muito eu esperava pela segunda temporada de BoJack Horseman, um dos melhores achados do último ano. Para quem ainda não conhece, a trama acompanha o personagem título, uma antiga estrela de TV dos anos 90, nos dias atuais. Incapaz de emplacar novos trabalhos e com uma vida conturbada (em parte, devido a sua personalidade difícil), BoJack ganha uma nova chance para dar a volta nesta segunda temporada, quando é contratado para protagonizar a cinebiografia de seu maior ídolo na infância.

Para os novos espectadores, a aproximação com a série pode ser difícil, já que ela mistura personagens humanos com animais, o tipo de “bizarrice” que, para muitos, é o suficiente para não dar a devida chance ao seriado. Contudo, esse é um dos quesitos que mais gosto na produção, já que é a partir dele que vários alívios cômicos visuais surgem. Seja um tubarão martelo usando sua cabeça para pregar um prego, uma polva usando seus vários braços para operar uma mesa em um estúdio de TV ou várias abelhas trabalhando na construção civil, destacando seu caráter de “operárias”. No desenrolar dos episódios, várias dessas brincadeiras ficam escondidas no plano de fundo da história, e são muito bons de serem percebidos.

ESSE tipo de gag visual
ESSE tipo de gag visual

Outro bom trunfo da produção é sua dublagem. No primeiro ano, Will Arnett (Uma Aventura LEGO) já havia dado vida e carisma ao personagem, assim como Aaron Paul (Breaking Bad) ao seu melhor amigo, Todd; Alison Brie (Community) à Diane, sua amiga; Paul. F. Tompkins (Sangue Negro) a um dos melhores personagens, Mr. Peanutbutter, esposo de Diane; e Amy Sedaris (Chef) é quem dubla a agente de BoJack, Princess Carolyn. Além do elenco base, temos, mais uma vez, a participação especial de nomes de peso, como J.K. Simmons, Stanley Tucci e Olivia Wilde, e a participação de novas vozes, como a Lisa Kudrow, Bem Schwarts, Alan Arkin, Stephen Colbert e Daniel Radcliffe.

Uma das coisas que mais me pegou na primeira temporada foi seu teor dramático. Apesar de ser uma série de humor (em alguns casos, ácido), ela não deixa o drama de lado. Em seu segundo ano, essa característica está de volta, porém de maneira mais confusa do que a primeira. Fico feliz que personagens secundários, como Princess Carolyn, Diane e Mr. Peanutbutter, tenham ganhado mais espaço dentro da narrativa, com episódios em que a subtrama deles se torna a principal. Mas a história de BoJack me pareceu mais desinteressante, desperdiçando o potencial do personagem e das situações que ele está, principalmente porque a inserção de Wanda (Lisa Kudrow) como seu interesse amoroso é bem interessante. Outro que pra mim ficou perdido nesta temporada foi Todd, que esteve longe de repetir a eficiência no humor vista no primeiro ano, em sub plots que chegam a ser forçados.

Bojack 3

Apesar disso, o texto continua como uma de suas melhores qualidades. Muitas piadas e trocadilhos (inclusive as que brincam com as características dos animais) estão presentes, e o desenvolvimento dos vários relacionamentos presentes continua bem feito. A série também faz referências à alguns filmes, como um diálogo que lembra Ela, ou um início de episódio inspirado em Birdman. A produção ousa, ainda, a adaptar a recente polêmica envolvendo o comediante Bill Cosby, em um cenário em que um dos personagens também é acusado de assédio por várias de suas assistentes.

Apesar da boa condução e do desenvolvimento, o segundo ano de BoJack Horseman não consegue igualar a surpresa e a qualidade de sua primeira temporada. Contudo, continua sendo uma ótima pedida para quem procura animações adultas, e uma baita recomendação para quem procura um humor de qualidade.

Nota: 7,5/ 10.

Anúncios

Um comentário sobre “BoJack Horseman – Season 2

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s