[POCKET-VIEW] O Homem Irracional

Por Luís Gustavo Fonseca

O campus onde estuda Jill (Emma Stone), estudante de Filosofia, recebe durante o Verão o atormentado e solitário professor Abe Lucas (Joaquin Phoenix). Fascinada pela personalidade e pelas ideias do docente, a relação dos dois se aprofunda rapidamente, mas toma rumos inesperados quando o Abe decide tomar um ato existencial de proporções drásticas.

O longa é dirigido e roteirizado por Woody Allen, diretor do qual eu realmente deveria conhecer mais o trabalho. O primeiro ato do filme é marcado por uma edição desenfreada, de cortes rápidos e que catapultam a história em poucos minutos, algo que pode desconcertar o espectador que tinha na mente Meia-Noite em Paris. A história passa a ter um ritmo mais cadenciado depois, e isso casa melhor com a proposta de Allen, que passa a ter tempo para desenvolver melhor não apenas a (clichê) relação entre estudante e professor, mas acrescentar a história temperos de filosofia, humor negro e até pitadas de suspense. A direção, salvo esse primeiro ato, é satisfatória, com vários close-ups que procuram tirar o máximo dos atores.

IR 3

Emma Stone e Joaquin Phoenix já mostraram que são capazes de trabalhos melhores (a própria Stone se mostrou mais a vontade em outra parceria recente com Allen, em Magia ao Luar), mas o casal está bem na película e com uma boa química, o que facilita a compra da trama. Uma última observação vai para a trilha da obra que, apesar de boa, é deveras repetitiva. A impressão que O Homem Irracional passa é que, apesar da trama interessante e com bons pontos, a história poderia render de uma forma muito mais proveitosa se, ao invés de um filme, fosse um livro.

Nota: 6,5/ 10.

IR 2

Anúncios

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s