8 filmes para ficar de olho neste fim de ano

Por Luís Gustavo Fonseca

Com a chegada de Outubro e os primeiros panetones aparecendo nos hipermercados, pesquisas infundadas apontam que o uso da frase “Como o ano passou rápido, né?” aumentou 800% (e você achando que a subida do dólar que era expressiva). A maioria dos grandes blockbusters já foi lançada, e agora você já está pensando mais em 2016 e filmes como Batman V Superman e Capitão América: Guerra Civil, não é? Então calma lá, que os três últimos meses do ano ainda têm um punhado de filmes que, julgo eu, podem ser do seu interesse.

O mais aguardado, sem dúvidas, é o retorno de Star Wars, que chega ao seu sétimo episódio em O Despertar da Força. Ambientado 30 anos depois d’ O Retorno de Jedi, a nova história apresenta personagens antigos (“Chewie, we’re home!”) e novos (entre eles, o personagem mais querido do ano, BB8). Até eu que não sou grande fã da franquia (por favor, não pare de ler o texto aqui!) estou contando os dias para essa nova aventura. Sobretudo porque a direção é de J.J. Abrams, diretor que me conquistou com os dois Star Treks, Super 8 e Missão: Impossível 3 (imaginem se eu tivesse visto Lost?). O filme estreia no Brasil em 17 de Dezembro deste ano.

fim de ano 1

O outro grande carro chefe do último trimestre de 2015 é Jogos Vorazes: A Esperança – O Final. A série teen que ganhou o mundo em 2012 chega ao seu derradeiro capítulo, no embate decisivo entre Katniss (Jennifer Lawrence) e o poder da Capital. Como alguém que leu os livros e gosta (muito) do final proposto pela autora Suzanne Collins, essa última visita a Panem joga as expectativas lá no alto. Mais do que isso, o filme colocará em jogo a decisão dos produtores de dividirem um livro de 400 páginas em 2 partes, o que não sei, ainda, se foi a melhor ideia. O lançamento do filme por aqui foi adiantado (como acontece desde Em Chamas) e sai, agora, em 18 de Novembro.

fim de ano 2

Preparem o martíni batido (não mexido!), pois em 5 de Novembro, o agente inglês mais famoso do mundo retorna para sua 24ª aventura. Mais uma vez interpretado por Daniel Craig, o novo longa de James Bond visitará o passado do personagem e o colocará em conflito com a organização Spectre. Motivos para estar ansioso? O filme será dirigido por Sam Mendes, diretor de Skyfall e Beleza Americana; Judi Dench fará falta, mas será substituída por Ralph Fiennes (O Grande Hotel Budapeste) como M; e o vilão não é nada mais nada menos que Christopher Waltz (“That’s a bingo!”).

fim de ano 3

Nunca um mês foi tão referenciado e tão aguardado como Outubro de 2015. Afinal, o dia 21 marcará a chegada de Doc Brown e Marty McFly ao nosso tempo, e o prazo para o tênis da Nike sair está apertado. Quis o destino que o novo filme do diretor de De Volta Para o Futuro, A Travessia, fosse lançado neste mês, porém 13 dias antes, no dia 8. Estrelado por Joseph Gordon-Levitt, o filme narra a história real de Philippe Petit, que atravessou, em 1974, o World Trade Center. A obra promete um uso extremo do 3D, para criar uma intensa sensação de vertigo (e tem gente vomitando por causa disso!). Ah, só um lembrete: Robert Zemeckis, além da trilogia Futuro, também é o diretor de O Vôo, Forrest Gump e O Naufrago. Precisa de mais?

fim de ano 5

O que seria do mês do Halloween sem um filme de terror? Após dirigir um dos melhores filmes de 2013, Pacific Rim, e o ótimo O Labirinto do Fauno, o diretor mexicano Guillermo Del Toro está de volta com A Colina Escarlate. Estrelado por Jessica Chastain e Tom Hiddleston, a trama conta a história da escritora Edith Cushing (Mia Wasikowska) que, ao se apaixonar por Sir Thomas Sharpe (Hiddleston), acaba se mudando para uma sombria mansão no topo de uma colina. A casa possui uma história macabra, e a sanidade de Edith é posta a prova quando seres do outro mundo começam a se manifestar. Já podemos esperar um visual de qualidade, característico das obras de Del Toro. O longa estreia em 15 de Outubro.

fim de ano 4

Este ano está marcado por grandes retornos. Star Wars, Mad Max, Jurassic Park, Exterminador do Futuro Mas um retorno mais “incomum” (porém não menos aguardado) também parece ter ocorrido. Aliança do Crime narra à história real de Whitey Bulger, um dos criminosos mais violentos de Boston, que passa a trabalhar para o FBI para derrubar uma família de mafiosos. E alguns críticos garantem que esse é o retorno de Johnny Depp a um bom papel, depois de anos de personagens meia boca. Já não era sem tempo, hein? A produção chega aos cinemas em 12 de Novembro.

Rezando para ter um bom retorno
Rezando para ter um bom retorno

Um filme policial com Emily Blunt, Benicio Del Toro e Josh Brolin já seria o suficiente para chamar a atenção de alguns. Mas a direção de Denis Villeneuve, do excelente Os Suspeitos, de 2013, é o tempero decisivo que merece colocar Sicario: Terra de Ninguém na sua lista. Para derrubar o líder de um cartel mexicano, a agente Kate Macy (Emily Blunt) deve testar seus limites morais e éticos em uma missão arriscada na fronteira entre os EUA e o México. E a agente não é a única a ser testada: a obra também é um teste para Villeneuve, que terá a responsabilidade de dirigir Blade Runner 2.

fim de ano 6

Por fim, o ano fecha com um filme que deveria ter saído no primeiro semestre. E se por acaso você sempre quis ver o Thor enfrentando uma baleia gigante, seu sonho vai se transformar em realidade em No Coração do Mar. O filme estrelado por Chris Hemsworth conta a história real do baleeiro Essex, que foi abalroado por uma baleia no Oceano Pacífico, foi escrita pelo historiador americano Nathaniel Philbrick, e serviu de inspiração, posteriormente, para Herman Melville escrever o clássico Moby Dick. A direção do filme será do premiado Ron Howard, de Uma Mente Brilhante, Frost/Nixon e Rush – No Limite da Emoção. A obra chega em 3 de Dezembro aos cinemas.

fim de ano 7

Pois é. Você pode não ter visto o ano passar, mas ficam as sugestões de filmes que você não pode deixar de ver. Nos próximos 90 dias, ainda tem muita coisa boa por aí. Aproveite!

Anúncios

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s