Os Suspeitos

“Roteiro, atuações e direção fazem de Os Suspeitos um dos melhores suspenses dos últimos anos.”

 

Por Luís Gustavo Fonseca

Eu gosto muito de suspense, mesmo que não pare para ver TODOS os filmes que são lançados da categoria. A temática do gênero, de prender sua atenção a todo instante, enquanto você tenta resolver o quebra cabeça da obra no decorrer do longa, é de muito bom gosto. E Os Suspeitos, de 2013, é um dos melhores exemplos dos últimos anos nesse quesito.

A trama do filme não é das mais complicadas: o carpinteiro Keller Dover (Hugh Jackman) tem a filha raptada, junto com a filha de seus amigos Nancy (Viola Davis) e Franklin (Terrence Howard). As investigações para resolver o crime são lideradas pelo detetive Loki (Tom Hid… Jake Gyllenhaal) e, a princípio, o principal suspeito do sequestro é Alex Jones (Paul Dano).

Prisoners 2

Uma das grandes apostas do filme reside em seu elenco. São 4 atores com indicações ao Oscar, 1 com indicação ao Globo de Ouro, e uma vencedora da Estatueta (Melissa Leo). E a promessa foi cumprida: Hugh Jackman, mesmo que os filmes do Wolverine não o ajudem, consegue entregar mais um trabalho de qualidade, talvez um dos melhores de sua carreira; Jake Gyllenhaal mostra que foi em Os Suspeitos que se teve início ao bom momento pelo qual sua carreira passa; Terrence Howard, Viole Davis e Melissa Leo, mesmo não sendo devidamente explorados, também acrescentam bons momentos. A grande surpresa entre as atuações fica, contudo, com Paul Dano. Fantástico! O personagem é meio esquizofrênico e com problemas mentais, e o ator convenceu com facilidade essa personalidade. A qualidade mostrada realmente é de espantar.

Se as atuações estão bem, não é só pelo talento dos atores, mas pela forma como o roteiro trata e desenvolve esses personagens. O roteiro, assinado por Aaron Guzikowski, é primoroso e quase impecável. Chamam a atenção o desenvolvimento, o clima, e principalmente, as questões morais que ele apresenta. Keller, ao ver que a polícia não consegue achar sua filha, parte para a tentativa de fazer justiça com as próprias mãos. E aí entra a questão: até onde você iria para salvar quem você ama? O que estaria disposto a fazer? Cometer crimes, inclusive? Para um filme de longa duração (2h30), o roteiro se destaca por prender a atenção do espectador a todo o momento (mesmo que sim, haverá quem achará o filme chato), e ter um bom dinamismo, dividindo bem o momento de cada personagem principal. Outro ponto bem trabalhado são a desconstrução de Keller e os efeitos do estresse causados pelo caso em Loki, ao longo da narrativa. Negativamente, a resolução do filme fica aquém do nível de seus dois primeiros atos.

Prisoners 1

A direção de Denis Villeneuve (Incêndios) é outro quesito espetacular da obra. O diretor soube criar um clima de tensão e aflitivo, reforçado pela fotografia opressora do filme. Os cenários, geralmente cinzentos, com névoas, chuvas e neve, transportam a sensação de tristeza que ronda o filme. E, ainda, é inteligente ao apresentar pequenos detalhes, como por exemplo, o crucifixo usado por Keller. O personagem se mostra um devoto assíduo, e isso deixa ainda mais impressionante toda sua desconstrução para achar a filha.

Finalizando, temos a trilha de Jóhann Jóhannsson (vencedor do Oscar deste ano por A Teoria de Tudo), que mesmo que não se faça presente durante todo o filme, combina bastante com o tom do longa.

Prisoners 4

 Após entregar um dos melhores filmes do gênero dos últimos anos, cabe a Denis Villeneuve manter a alta qualidade com seu novo filme, Sicario, e no vindouro Blade Runner 2.

Nota: 9/ 10.

Anúncios

5 comentários sobre “Os Suspeitos

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s