Afinal, quem é Jessica Jones?

 

Por Luís Gustavo Fonseca

A partir da próxima sexta feira, você irá conhecer mais sobre ela. Após o sucesso de crítica e público de Demolidor, a Marvel lançará sua nova produção em parceria com a Netflix, Jessica Jones. A personagem, que será vivida por Krysten Ritter, será a mais nova integrante do MCU (Marvel Cinematic Universe), e trará a mesma pegada mais pesada, realista e urbana, apresentada em Demolidor mais cedo este ano.

Mas afinal de contas, quem é Jessica Jones?

A personagem, ao contrário da maioria dos outros super heróis, é relativamente nova: tem “apenas” 14 anos, quando apareceu pela primeira vez na HQ Alias, de 2001. Dotada de superpoderes (como a superforça, já vista nos trailers da série), a personagem é uma detetive particular, trabalhando numa agência de nome homônimo ao da HQ. Ela possui algumas ligações com super heróis da Marvel, tais como Carol Danvers (que na época, ainda era a Ms. Marvel), Demolidor e Luke Cage (este último, que aparecerá na série e logo terá a sua própria, tem um papel importante na vida da heroína).

JJ 02

No desenvolvimento da HQ, escrita por Brian Michael Bendis e com arte de Michael Gaydos (que, vejam só, também ajudaram a roteirizar a série), vamos conhecendo mais sobre o passado da personagem. Nascida como Jessica Campbell, ela sofreu, durante uma viagem com os pais, um acidente com um caminhão que transportava produtos radioativos (clássico de super heróis, não é?). Única sobrevivente, a personagem fica em coma por algum tempo. Depois disso, ela acaba em um orfanato, antes de ser adotada pelos Jones.

O acidente, além de conceder superforça, deu a Jessica as habilidades de invulnerabilidade e de voo. Decidida a usar seus poderes para combater o crime, o início de carreira como vigilante é tranquilo, até que ela cruza com Zebediah Killgrave, o Homem-Púrpura (que será interpretado por um dos mais queridos Doutores, David Tennant). O vilão, dotado de poderes de controle mental, usa suas habilidades em Jessica, controlando a personagem durante 8 meses, torturando-a psicologicamente e obrigando-a a cometer crimes diversos (relação que os trailers, também, já mostraram que será trabalhada no seriado). Após a heroína finalmente se ver livre do controle do vilão (pagando um alto preço por isso), Jessica, traumatizada, abandona o mundo dos super heróis.

JJ 03

Decidida a recomeçar, ela abre a agência de investigações, a Alias Investigations. Apesar de tentar se afastar do mundo dos super heróis, ela acaba aceitando vários casos que envolvem super humanos, o que a coloca novamente do universo que tenta desesperadamente fugir. Após Alias, a personagem foi trabalhar no Clarim Diário na série The Pulse, retomando ao mundo dos super heróis alguns anos depois, na revista Novos Vingadores. Ultimamente, a personagem não tem aparecido muito nas HQs da Marvel, mas a popularidade da série pode ser algo que mude isso.

Por fim, uma última dica, antes que você dê início a maratona do seriado: neste ano, Bendis e Gaydos se reuniram para escrever uma breve introdução da personagem no universo da série, em uma HQ curtinha e disponibilizada de graça na internet. Você pode ler ela, em português, clicando neste link.

Anúncios

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s