Quem ainda assiste aos Muppets?

Por Luís Gustavo Fonseca

A única lembrança que eu tenho dos Muppets na minha infância é de um desenho, gravado em um VHS, de uma aventura qualquer deles que envolvia viagem no tempo. Eu gostava do desenho, apesar de não entender muito bem quem eram aqueles personagens, sua importância, e nem as características de cada um. Era apenas uma diversão temporária, apesar de que me marcou bem mais do que suspeitava.

Pois então. Anos depois, vieram os filmes de 2011 e de 2014, que mesmo não sendo nenhuma obra prima, foi algo bacana de se ver. Foi aí que eu entendi um pouco mais sobre a dinâmica de Caco (nunca será Kermit!) e sua turma, a relação dele com a Miss Piggy, as piadas sem graça de Fuzzy Bear. Sem contar as participações especiais, que deram um gás a mais nas obras e criou um resultado, a meu ver, bem divertido. Ou talvez seja só eu que vejo graça em atores contracenando com fantoches…

muppets 03

Chegamos, enfim, à nova série da turma: The Muppets, lançada em setembro de 2015 e que tem, até o momento, dez episódios (a ABC encomendou uma temporada completa do show, que retorna no início de 2016). Com o início das férias acadêmicas, finalmente tive a oportunidade de ver os episódios e… não é que é divertido?!

A proposta do novo programa se assemelha um pouco ao The Office: um mockumentary (aquele estilo que filma os personagens como se fosse um documentário, porém falso) de Caco e sua turma no planejamento e execução do talk show estrelado pela Miss Piggy. Acompanhamos os bastidores do programa, as subtramas existentes nos vários núcleos da trupe e como tudo isso funciona.

muppets 02

É claro que, caso você seja um fã de longa data dos personagens, a empatia com a série será mais fácill. Mas, mesmo para aqueles que sabem pouco sobre eles, é fácil assimilar esse universo e simpatizar pela turma. O único ponto necessário de se ter em mente é de que o Caco e Miss Piggy terminaram o namoro (talvez você se lembre de todo o auê que teve na Internet quando apresentaram a nova namorada do Caco, a Denise). E esse é um dos plots do programa, pois o sapo tem que produzir um talk show estrelado pela ex.

A série não chega a ser genial, mas vale cada minuto assistido. Tudo ocorre com naturalidade, a dinâmica é eficiente, assim como o humor, que proporciona bons momentos. Talvez por ser algo de nicho (creio que a maior parte da audiência seja de fãs de longa data), a série tem a liberdade de usar umas piadas mais adultas, que vão além da compreensão das crianças. E isso está bem encaixado no texto, não ficando nada forçado.

Ed Helms é um dos convidados dos 10 primeiros episódios
Ed Helms é um dos convidados dos 10 primeiros episódios

As subtramas são bem construídas, o que torna agradável o processo de acompanhá-las, seja a do triângulo Caco – Piggy – Denise, de Fuzzy Bear e sua nova namorada ou qualquer outra que apareça no episódio. Aliás, isso é bem curioso: sempre tem duas histórias em cada capítulo, uma principal e uma secundária, e isso dá uma dinamicidade interessante à série, dando a oportunidade do espectador conhecer mais sobre cada um dos personagens (pra mim, o Pepe é, DE LONGE, o melhor deles!). Uma última coisa bacana do seriado são as participações especiais. Joseph Gordon-Levitt falando que não entendeu a trama de Looper e a batalha de bateristas entre Dave Grohl e Animal são alguns dos momentos que só acrescentam à obra.

Enfim, se você está de bobeira nesse fim de ano, e em dia com suas séries, aproveite que a maioria delas entraram no mid season e dê uma chance aos Muppets. Algo me diz que você não irá se arrepender e acabará gostando desses velhos (mas imortais!) fantoches.

BONUS ROUND:

Termine a leitura do post com essa épica batalha de rap entre o Jim Henson (criador dos Muppets) e do Stan Lee!

Anúncios

Um comentário sobre “Quem ainda assiste aos Muppets?

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s