Snoopy & Charlie Brown: The Peanuts – O Filme

“Recheada de diversão, aventura e inocência, adaptação faz jus à obra de Charles Schulz”.

 

Por Luís Gustavo Fonseca

 

Assim como Os Muppets, não sei exatamente dizer quando ou como eu passei a gostar de Snoopy, Charlie Brown e sua turma. Provavelmente, foi por meio das apostilas de Português da escola, ao lado das tirinhas de Mafalda, Hagar, Recruta Zero, Turma da Mônica e outros. O passar dos anos não me tornou em um fã melhor, mas sempre tive simpatia pelo cachorro inventivo e seu azarado dono.

Apesar desta distância, havia muita expectativa para o novo filme dos personagens, produzida pela Blue Skye (o estúdio responsável por A Era do Gelo e Rio). E o filme corresponde à espera, proporcionando, ao longo de seus 90 minutos, uma aventura bem executada.

snoopy 03

Destaco, logo de início, o traço, que mistura o 3D das grandes animações atuais com as linhas clássicas de Schulz (com algumas boas homenagens ao desenho original no decorrer do filme). Diferente das grandes animações e, ao mesmo tempo, nostálgico, com o mesmo tipo de pegada vista em O Pequeno Príncipe. Acrescentando, ainda, há um raro 3D eficiente nas animações, o que pode justificar o ingresso mais caro.

Entre outras qualidades, é possível citar o roteiro (que contou com o trabalho do filho e do neto de Schulz, Craig e Bryan). Leve, divertido, com aquele ar inocente (e por que não, saudosista?), mas que não falha ao transmitir boas mensagens e emoções ao público. De maneira simples? Sim, porém executado com capricho e eficiência, mantendo a áurea da obra original. A edição também é certeira, alternando com inteligência entre a trama de Charlie Brown e a subtrama de Snoopy, dando o balanço certo ao filme.

snoopy 01

Outro aspecto interessante é que não importa se você é novo ou velho, se conhece ou não a turma. O enredo é cuidadoso para apresentar, rapidamente, as principais características dos integrantes e, mesmo que haja velhos arquétipos (a menina inteligente que usa óculos ou o sujinho), isso não é problema. A dinâmica funciona e os personagens são cativantes.

O único tropeço mais grave é que, apesar do tempo curto, o filme se perde um pouco na transição do seu segundo ato para o terceiro, atrapalhando levemente a dinâmica. Mas isso pouco importa. Ao sair da sessão, a satisfação é visível tanto nas crianças quanto nos adultos. Torço para que uma nova era de magia de Snoopy & Charlie Brown se inicie, conquistando novos fãs.

Nota: 9/ 10.

Anúncios

3 comentários sobre “Snoopy & Charlie Brown: The Peanuts – O Filme

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s