Brooklyn

“Beleza técnica marca um dos concorrentes a Melhor Filme do Oscar deste ano.”

 

Por Luís Gustavo Fonseca

 

Algo que eu acho bacana no Oscar é que quando sai a lista de indicados, sempre surge uma ou duas obras que você pensa “Mas que filme é esse? De onde ele saiu?” Mesmo que você tenha outras preferências, não deixa de ser uma chance de você conhecer outras produções que, se não fosse isso, passariam totalmente despercebidas.

Brooklyn é um exemplo disso. A produção britânica foi indicada em 3 categorias (Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor filme) e narra a história de Eilis (Saoirse Ronan), uma irlandesa que deixa seu país natal para tentar uma vida melhor nos EUA. Após um primeiro momento, a jovem acaba se adaptando ao seu novo lar. Tudo muda, contudo, quando ela precisa retornar a Irlanda e deve decidir sobre qual o melhor futuro para ela.

brooklyn 3

A obra se destaca, sobretudo, pela sua beleza técnica. A fotografia é competente em demarcar, visualmente, os dois lugares (uma Nova York mais colorida em contra partida a uma Irlanda mais cinzenta), refinanda por um figurino caprichado. A direção de John Crowley é precisa e certeira na direção de atores, garantindo uma condução tranquila de um drama romântico que não chega a ser clichê.

Se Brooklyn não é o meu concorrente favorito da briga pela estatueta de Melhor Filme, a atuação de Saoirse Ronan é uma das que mais me agrada na corrida por Melhor Atriz. Com apenas 21 anos, ela já alcança a sua segunda indicação ao prêmio, em uma de suas melhores atuações. Apenas torço para que ela continue com essa pegada de papéis em filmes mais independentes, onde seu talento é melhor explorado.

brooklyn 1

Por fim, a obra mantem a tradição de bons filmes britânicos que figuram na lista entre os concorrentes de Melhor Filme nos últimos anos, como A Teoria de Tudo e Philomena.  A Rainha agradece.

Nota: 7,5/ 10.

Anúncios

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s