Super Heróis “Sombrios e realistas”: vantagens e desvantagens

Por Luís Gustavo Fonseca

Na próxima quinta-feira (24), com a estreia de Batman v Superman: A Origem da Justiça, é possível dizer que, FINALMENTE, o Universo DC dos cinemas terá o seu pontapé inicial. Atrasado em relação a suas duas principais concorrentes (Marvel e FOX), o mundo criado pela Warner Bros. trará as telas vários dos mais icônicos super heróis de todos os tempos, trazendo ainda mais fôlego para o “gênero” mais lucrativo de Hollywood da atualidade.

Mas qual a melhor maneira de representá-los?

Por enquanto, a cartilha a ser seguida nas adaptações da Detective Comics é a fórmula consagrada do diretor Christopher Nolan, que reinventou a abordagem do Cavaleiro das Trevas na última década. Sucesso de público e de crítica, os filmes do Homem Morcego feitos por Nolan se tornaram referência, servindo de contraponto em relação aos demais filmes de heróis. Contudo, uma recepção dividida e polêmica de O Homem de Aço levantou a pergunta se o estilo deveria ser o padrão dos filmes da DC. Será que vale a pena? Abaixo, três pontos, a favor e contra, sobre a temática.

PRÓS

1- É uma abordagem diferente

OK, é claro que um filme dos X-men não é igual ao dos Vingadores, enquanto o Deadpool é algo totalmente diferente da maioria. O tom das produções da FOX e da Marvel (e, por que não, o Homem Aranha feito pela Sony) apresentam diferenças cruciais, mas não abordam todas as maneiras possíveis em relação ao “gênero”. O estilo “sombrio e realista” da DC é a chance de abordar a temática dos heróis de uma maneira diferente, saindo do “lugar comum” das demais produções e conseguindo atrair um novo tipo de público para o cinema, que tenha a demanda por esse estilo de filme.

2- Melhores vilões

Podendo contrariar a opinião da maioria, o redator deste texto acha satisfatório as abordagens com Zod e Bane nos filmes recentes. Mas se tem algo que os dois primeiros filmes de Nolan (e também, o Rei do Crime do Demolidor da Netflix) mostraram com louvor, foi a capacidade de construir ótimos vilões. Em contraponto com a Marvel, que acumulou vários vilões esquecíveis (melhor nem comentar o atentado que FOX fez contra o Dr. Destino), a abordagem da DC pode trazer um desenvolvimento mais interessante para vilões célebres como Darkseid, Brainiac, Lex Luthor, Ares, Zoom, entre outros.

sombrio 01
O Lex Luthor pode até ser engraçadinho como mostrado nos trailers, mas espero que ele vá bem além.

3- Nos faz pensar no que significa ter heróis entre nós

Pense em Homem de Ferro 3. Esqueça um pouco os problemas,e pense no fato do presidente dos EUA ter sido sequestrado por um cara que solta fogo pelas mãos. Certo, ele é salvo no final e tudo acaba bem. Mas já parou para pensar nas implicações que teriam se alguém (principalmente alguém que solta fogo pelas mãos!) raptasse uma das figuras políticas mais importantes do cenário mundial? Essa reflexão é a proposta da DC. A partir da destru… Devastação de Metrópolis, autoridades governamentais passam a questionar os atos e a presença do Superman na Terra (basicamente, é o gancho para este novo filme). E ainda entrarão na mistura o rei dos oceanos, uma deusa grega, um ser meio homem, meio robô, uma tropa galática e muitos outros… Quais seriam as reações da humanidade perante a presença desses seres? É a oportunidade de abordar assuntos mais pesados, valorizando mais a vida humana do que os poderes em si.

sombrio 03
É necessário refletir sobre a destruição causada nos filmes.

CONTRAS

1- Não é um estilo para todos

Assim como o Justiceiro não poderia ter uma adaptação galhofa e engraçadinha em um filme da Marvel, também causa estranhamento colocar algo SOMBRIO e realista em um personagem como o Flash. O sucesso da série (com uma proposta totalmente diferente) é a prova de quais são os anseios do público. Outros personagens, como a dupla Besouro Azul e Gladiador Dourado, e mesmo o Lanterna Verde Hal Jordan, mais cômico nas animações recentes da DC, também poderiam ter seu potencial sub aproveitado caso se enquadrassem nesse estilo menos cômico e mais real.

sombrio 04
Espero que o estilo não mate esse tipo de humor.

2- E as crianças?

Hoje, os quadrinhos se tornaram algo tão popular (e de uma produção muito mais acessível) que criou-se uma infinidade de possibilidades e estilos, que atingem os mais variados gostos e grupos. A maior parte desses heróis, contudo, foi originalmente concebido para atingir um público bem específico: o infanto-juvenil. Se por um lado, a abordagem proposta pela DC agrada um público mais velho (eu incluso), com uma complexidade maior no seu enredo, por outro, é um erro não dialogar e arranjar formas de interagir com a faixa etária mais jovem (que é, no final das contas, o seu público consumidor do amanhã). É necessário que seja encontrado um meio termo na representação dos filmes. E, convenhamos, piadas não são tão ruins assim (já viram o trailer de Esquadrão Suicida?).

3- Realismo vs Fantasia

Até onde é bacana ver essa pegada predominantemente realista nos heróis? Sim, é MANEIRÍSSIMO ver, por exemplo, ver o Demolidor tendo que dar 5, 6 socos para derrubar um capanga qualquer.Tudo aquilo parece bem verossímel e, sobretudo, crível. Mas a obsessão por esse realismo tem que ter limite. Super heróis também tem muito de fantasia, de imaginação, de exagero. E, de certa forma, é isso que eu quero ver em um filme que tem um cara que voa e atira laser pelos olhos, ou de alguém que controla os seres aquáticos, ou que corre quase na velocidade da luz. Faz parte da magia deles. Querer se levar a sério demais pode se tornar um tiro pela culatra.

sombrio 05
No modo realista, o Batman tem o super poder de chegar ao topo de prédios com extrema facilidade.

E para você? O modo “sombrio e realista” é o ideal? Ou seria melhor outro caminho?  Deixe sua opinião nos comentários!

Anúncios

2 comentários sobre “Super Heróis “Sombrios e realistas”: vantagens e desvantagens

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s