Você é nerd?

Por Matheus Araujo

Desde que superado o significado depreciativo há alguns anos, o nerd é tipicamente identificado por gostos específicos. Até concordo que a Cultura Nerd é o grande expoente desse ser, mas teimo que não o limite. Em suma, atribuir nerd a qualquer um que possua O Senhor dos Anéis entre seus filmes favoritos – apenas pessoas de bom senso – é um tanto simplista.

No mais puro achismo, julgo que para o sujeito pertencer a certo grupo, uma relação deve ser estabelecida entre ele e o conjunto. A lógica seria o indivíduo se identificar com o grupo e este reconhecê-lo parte integrante. A realidade, no entanto, é um tanto mais dinâmica e pouquíssima preocupada com esta regrinha inventada por mim. Em outras palavras, não existe um Alto Conselho Bazinga que possa determinar se você é ou não nerd e, por isso mesmo, pretendo defender a minha teoria de que ser nerd é fazer parte de uma eterna Jornada.

O nerd é aquele sujeito que, ao ser cativado, não se contenta com a superficialidade. Um grande curioso por natureza. Exemplifiquemos a definição com um conflito clássico: “O sr. Adams não leu os livros, logo não é fã de verdade”. Ao contrário do que se possa pensar, as coisas não seriam bem assim, mas: “O sr. Adams não se interessa pelos livros, portanto não é fã”.  Ora, o sr. Adams pode simplesmente não gostar de ler e daí nunca enfrentar as milhares de páginas de George R.R. Martin! Por outro lado, ele busca entender as particularidades da literatura e consumir vorazmente, além da série da HBO, todos os jogos das Crônicas de Gelo e Fogo, RPGs inclusos. Aliás, o sr. Adams pode ser somente fissurado no audiovisual, à La Tarantino, desdobrando cada detalhe da produção da série, inclusive as adaptações. Para mim, o sr. Adams é um puta fã! Vezes e vezes mais que o sujeitinho que fez aquela leitura desatenta e se sente dono até do Martin.

feature-kate

Todavia, existem desdobramentos mais complicados na categoria nerd do que um mero livro v filme. A recente trilogia de Star Trek, por exemplo. Seria um verdadeiro  nerd ou trekker (aficionado por Star Trek) o sujeito que se identifica somente com ela? Ainda que a proposta dos novos filmes seja justamente revitalizar a franquia e formar novos fãs, acredito que é preciso ponderar que eles apenas servem de porta de entrada para o universo de Gene Roddenberry. Todo nerd precisa começar por algum lugar, certo? Existem incontáveis indivíduos entre aqueles que vão ficar na porta e sequer assistirão às suas sequências até aqueles que buscarão a série original e se apaixonarão. Na minha visão, a extensão do conhecimento do sujeito não importa tanto quanto o quão audaciosamente ele se dedica à obra, ainda que só uma e não clássica.

Aliás, um respeitoso desabafo quanto à obrigatoriedade dos clássicos: eles não são obrigatórios e é permitido não gostar deles. Você não precisa achar Cidadão Kane o melhor filme do universo. Clássico é uma palavra que corriqueiramente se confunde com de mais nobre qualidade. Na real, designar clássico é uma forma elegante de dizer que certa obra faz parte da história. Ademais, sequer é preciso inferiorizar certa obra por ser um reboot ou remake de um clássico, afinal até mesmo alguns clássicos são remakes. Felizmente, existe espaço para todo mundo. E é fundamental que exista, uma vez que os fãs hardcore não tornam a franquia economicamente viável e a expõe ao risco da descontinuação. Os trekkers sabem melhor do que ninguém o que é ver uma missão de exploração de cinco anos ter apenas três temporadas.

Por fim, reforço que, nerd ou não, você não precisa ver o que dizem para ver. Ninguém viu ou verá tudo. Nem precisa! Deixe que seu enriquecimento se faça naturalmente. Aprofunde-se porque realmente gosta e não pelas obrigações de ser um trekker, otaku, potterhead, marvete, dcnauta, whovian... Para ser um verdadeiro nerd é preciso ser um verdadeiro apaixonado. E esse tipo de sentimento não pode ser controlado.

2000px-fuchs-vulcan_salute-svg

Anúncios

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s