Estrelas Além do Tempo

“Atuações são destaques em história real sobre cientistas afro-americanas.”

Por Luís Gustavo Fonseca

Grandes feitos são associados, comumente, a poucos nomes, que entram para a história e serão lembrados por gerações. A corrida espacial, protagonizada pela queda de braço entre os Estados Unidos e a União Soviética na década de 60, serve como exemplo para essa constatação. Yuri Gagarin, Neil Armstrong, Buzz Aldrin e mesmo a cachorrinha Laika são alguns dos nomes lembrados e estudados até hoje. Contudo, tais feitos não se resumem a essas pessoas. Eles foram possíveis graças ao esforço coletivo de centenas de milhares de pessoas (e alguns animais), que combinaram suas habilidades e inteligência para que fosse possível colocar o ser humano no espaço. Pessoas com problemas cotidianos e que não são lembradas, mas que têm a mesma importância.

É dessas hidden figures (“figuras escondidas”, numa tradução literal do título em inglês) que Estrelas Além do Tempo se trata. Em 1961, três mulheres afro-americanas, Katherine Globe (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) forneceram conhecimento essencial para a NASA, auxiliando a agência a colocar o primeiro americano na órbita terrestre. Para provarem o seu valor e capacidade, porém, elas tiveram que superar barreiras muito mais difíceis, como o preconceito racial e o enfrentado pela mulher no meio científico.

hf-gallery-04-gallery-image

Indicado a três Oscars (Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer e Melhor Roteiro Adaptado), o maior mérito de Estrelas já foi reconhecido no SAG Awards, o prêmio do Sindicato de Atores dos EUA. As atuações do elenco em geral estão em alto nível, sendo que cada uma das três protagonistas consegue transpor sua própria personalidade, seu jeito de ser.

A química do trio funciona, o que valoriza o trabalho das artistas. Particularmente, eu teria indicado Janelle Monáe ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante ao em vez de Spencer (que ganhou o Oscar na mesma categoria por Histórias Cruzadas), devido ao modo de ser da personagem ter me agradado mais. Kevin Costner, Jim Parsons e Kirsten Dunst são outros nomes que acrescentam ao quesito.

hiddenfigures2

A direção de Theodore Melfi (Um Santo Vizinho) é competente e feita com precisão, mas sem grandes riscos ou aspirando algo diferente, mais chamativo, assim como a trilha sonora, que também não se destaca. É no roteiro que ele co-escreve com Allison Schroeder, porém, que Melfi mais acerta. O enredo sabe trabalhar a história do trio de mulheres, fazendo com que as lutas delas (racial, de gênero e profissional) tenha a devida importância e retrate todas as dificuldades desta trajetória – a explosão de raiva de Katherine contra seus colegas de trabalho é o momento de maior impacto e acerto deste aspecto.

Apesar disso, o texto sabe mesclar o drama das protagonistas com momentos mais leves e emocionantes. O contexto da época também ajuda a enfatizar esses preconceitos, com passagens na televisão contendo discursos de Martin Luther King e ataques da Klu Klux Khan contra a comunidade negra. O quesito peca, apenas, na divisão entre as histórias, já que é dado mais tempo de tela a Katherine e, com isso, passam-se vários minutos até a retomada da história de uma das outras duas cientistas.

hf-gallery-03-gallery-image

Estrelas Além do Tempo mostra que, ao contrário do que os últimos Oscars podem sugerir, existem sim ótimas histórias protagonizadas por negros que merecem ser contadas. Além disso,  cumpre sua proposta de contar uma história tão inspiradora ao mundo, deixando o que talvez seja sua maior “herança”: incentivar outras garotas a lutarem pelo seu direito e espaço na ciência, um dos vários campos que ainda é bastante restrito aos homens.

Nota: 7,5/ 10.

Anúncios

Um comentário sobre “Estrelas Além do Tempo

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s