A Noite do Jogo

Seriedade atrapalha chance de comédia sobre jogos ser ainda mais divertida

Por Luís Gustavo Fonseca

Max (Jason Bateman, da série “Ozark”) e Annie (Rachel McAdams, de “Doutor Estranho”) começaram um relacionamento compartilhando uma paixão em comum: o amor por jogar jogos e a competição que envolve a disputa das brincadeiras. Após se casarem, eles fazem parte de um grupo de casais que organizam noites de jogos na casa deles. Entretanto, a vida dos dois – que lutavam para conseguir um filho – é alterada quando o irmão de de Max, Brooks (Kyle Chandler, de “Manchester à Beira-Mar”), volta para a cidade onde eles moram e propõe um jogo de assassinato e mistério.

Quando Brooks é sequestrado, eles acreditam que tudo faz parte da misteriosa brincadeira. Porém, o desenrolar da noite mostra que os seis amigos estão envolvidos em algo muito mais sério e perigoso do que um simples jogo, e precisarão correr contra o tempo para salvar a vida de Brooks.

game-night-review

O roteiro assinado por Mark Perez (“Aprovados”) parte de uma premissa diferente e interessante, que oferece ótimas possibilidades para desenvolver um bom longa de comédia, tendo como base os jogos de tabuleiro e as interações existentes durante o jogo. Entretanto, o texto peca em insistir em alternar entre o humor e um tom dramático, que tenta dar à trama uma gravidade e seriedade aos seus acontecimentos, mas que a produção não precisava para se sustentar. Os momentos focados no drama não apenas estão mais destoantes do restante do filme, como também atrapalham o ritmo do longa, tornando-o mais maçante e cansativo.

Em contrapartida, salvo em algumas passagens, em que o roteiro repete determinadas piadas, o humor funciona muito bem e cumpre o principal intuito da obra: fazer rir. Apesar das situações inusitadas, as frases e sacadas saem com naturalidade e são propícias, com apenas um ou outro comentário ficando fora do timing ideal. Quando os casais de amigos estão separados, a edição funciona bem em manter o ritmo da projeção. Mesmo que não seja o foco, o enredo encontra espaço para trabalhar relacionamento entre Max e Annie – o principal e o único que precisava, de fato, de maior cuidado -, oferecendo a oportunidade para que os personagens possam ser desenvolvidos (mesmo que minimamente) e apresentarem um arco satisfatório.

game-night-movie
Aquele momento em que você ainda não percebeu a gravidade da situação…

A direção de John Francis Daley e Jonathan Goldstein (do remake de “Férias Frustradas”) é outro ponto positivo do filme. O trabalho da dupla, em sua maior parte, aposta no seguro, mas eles se destacam justamente quando arriscam um movimento ou um posicionamento de câmera diferente, mais arrojado e fora do padrão. As cenas de perseguição de carros ou o bom plano sequência presente na produção são bons exemplos de como eles conseguem pensar em estratégias que tornem o filme mais ágil e agradável. Algo que será fundamental para o próximo projeto da dupla, o filme solo do Flash, que teria muito a ganhar com esses momentos em que eles se arriscam mais.

Se Bateman e McAdams apresentam a química suficiente para conseguir sustentar o longa, as atuações, mesmo deles, são medianas, apesar de não ser um fator que desmonta a produção. A exceção fica sendo com Jesse Plemons (da série “Black Mirror”), que vive o estranho vizinho do duo protagonista, Gary. Querendo desesperadamente participar das jogatinas. Apesar de sua presença intimidadora, o silêncio e os olhares do ator, aliados as suas frases estranhas e as situações bizonhas que o envolvem, tornam os momentos cômicos envolvendo o personagem alguns dos melhores da obra, explorando um outro lado de Plemons.

movies1-1

Por fim, “A Noite do Jogo” consegue divertir, mas também passa a sensação de que poderia ter sido estruturado de melhor forma, obtendo um resultado mais promissor. Nem precisaria mudar muita coisa: alternativa para ir por esse caminho seria incorporar um pouco de metalinguagem à produção, talvez transformando-a em uma versão divertida e misteriosa de um jogo como “Detetive”. Talvez na próxima rodada.

Nota: 6,5/10.

Anúncios

O que você acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s